A Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta segunda-feira 13, uma moção de apelo destinado ao Governador Carlos Moisés, pedindo a liberação de academias e seus profissas para o desempenho de suas atividades.
No documento, os Vereadores afirmam ser conscientes de que o momento é de isolamento, principalmente para os grupos de riscos, mas que também é necessário pensar em alternativas para a economia, trabalhadores autônomos e empresas.
A Moção informa ainda que com o intuito de promover o equilíbrio econômico e social da crise, o Conselho Regional de Educação Física editou Nota Técnica para Pessoas Física e Jurídica ligadas ao setor, estabelecendo ações para o atendimento nas práticas de atividades físicas, com a finalidade de prevenção do contágio e proliferação da doença. Além disso, considera ser possível que as academias sejam autorizadas a funcionar, utilizando-se das medidas estabelecidas na referida Nota Técnica, sem que se torne um agente de transmissão do vírus.
Os parlamentares solicitam que o Governador reveja o posicionamento do Estado atualmente adotado, a fim de liberar estes estabelecimentos e seus profissas para desempenharem suas atividades antes de 31 de maio, conforme estabelece o Decreto Estadual em vigência.
"São inúmeros profissionais da educação física e proprietários de academia em nosso Município que estão sofrendo o impacto financeiro proveniente da paralisação de suas atividades, portanto, sem produzir e receber renda", finalizam.
Seguindo o Regimento Interno da Casa, uma vez que possui familiar atuante no ramo, o Vereador Rubiano Schmitz se absteve da votação, bem como não participou da autoria da referida Moção, caneteada pelos demais edis.
Comentários