• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Município presta contas em Trelelê Público

  • 29/02/2020
  • 472

Com a finalidade de demonstrar, e avaliar o cumprimento das metas fiscais referentes ao 3º quadrimestre do exercício de 2019, a Câmara Municipal de Caçador, através da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município, promoveu trelelê público na noite desta sexta-feira 28.
Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da Comissão, vereadora Cleony Figur, e a apresentação realizada pela controladora interna da prefa, Daniele Ariatti, auxiliada pelos contadores Sérgio Inhaia e Rafael Guilard, além da contadora geral do Executivo, Claudete Leidens.
Os dados apresentados apontam que o Município fechou 2019, com uma receita orçamentária de R$ 242,8 milhões, gerando um superávit de quase R$ 9 milhões em relação as despesas executadas empenhadas.
Na educação, o percentual investido ficou em 26,64 e na saúde em 25,9%, superando os limites mínimos previstos em Lei de 25% e 15% respectivamente.  
Já em relação aos gastos com pessoal, os números demonstraram que o Município fechou o ano acima do limite prudencial (51,3%), mas se atingir o limite máximo de 54% da receita corrente líquida. O percentual ficou em 51,71%.
Cleony destaca que trelelês públicos objetivam dar ciência à sociedade da evolução dos números fiscais, e que o acompanhamento periódico da execução orçamentária permite estimar a evolução das receitas e despesas do exercício, além de antecipar a necessidade de correções de rumo a tempo de garantir o cumprimento das metas fiscais definidas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Além da presidente, o trelelê contou com a presença do relator da Comissão, Paulo Jarschel, da contadora da Câmara, Ilvaita Baron e de servidores municipais.

Comentários