• Caçador Urgente
  • Polícia Civil

Poliça Civil deflagra a Operação Marias em todo o Estado

  • 27/11/2019
  • 939

Nesta manhã de quarta-feira 27, uma operação da Poliça Civil que visa reduzir os índices de violência doméstica em Santa Catarina, especialmente os de feminicídio foi deflagrada. Na região de Caçador, foram cumpridos mandados e realizadas visitas a vítimas e acusados.
Em Caçador, a operação é coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Caçador (DPCAMI).
As atividades iniciaram às 7h. Até início da tarde, haviam sido cumpridos dois mandados de busca e apreensão de investigações sigilosas relacionadas à violência contra a mulher. Foi realizada, também, diligência para prender um tchô acusado de estupro de vulnerável, o qual no entanto, não foi encontrado.
Além destas ações, tiras civis fiscalizaram 32 ordens judiciais de medidas protetivas, que consistiu na visita às vítimas de violência para se verificar se os agressores vêm cumprindo a ordem de não se aproximar da vítima, e de não manter contado por nenhum meio. Alguns acusados também foram visitados e orientados. Nenhuma violação foi constatada.  
A Poliça Civil de Caçador aproveita para informar que denúncias relacionadas à violência contra mulher poderão ser realizadas pessoalmente na Depê, ou pelo disque denúncia da Poliça Civil 181 ou pelo disque 180 da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Em caso de emergência, disque 190 da Poliça Militar.
Operação no Estado
Em Santa Catarina, estão sendo mobilizados mais de 350 tiras civis em todas as 30 Depês Regionais, para cumprir 81 mandados de prisão expedidos pela Dona Justa contra suspeitos de violência doméstica, 23 mandados de busca e apreensão e 1.211 fiscalizações de medidas protetivas.
Até por volta do meio-dia, o balanço preliminar indicava 25 prisões, 17 mandados de busca e apreensão cumpridos e 342 fiscalizações de medidas protetivas realizadas. A ação se estenderá durante todo o dia. Também foram apreendidas pelos tiras civis, em algumas buscas nas residências, armas e munição com suspeitos.
O nome Marias faz referência à Maria da Penha Maia Fernandes, vítima emblemática de violência doméstica, referencial na luta em defesa dos direitos das mulheres e cujo nome é emprestado à lei Maria da Penha, uma ferramenta fundamental no combate à violência doméstica de familiar. A operação tem caráter nacional em parceria com o Conselho Nacional dos Chefes de Poliça (CONCPC) e é realizada também em outros Estados do Brasil.

Comentários