• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Alunada da Facul Senac sugerem alternativa em defesa da causa animal

  • 20/11/2019
  • 728

A alunada do curso Jovem Aprendiz de Vendas da turma 27 da Facul SENAC de Caçador apresentaram no trelelê da Câmara dessa terça-feira 19, alternativa em defesa da causa animal no Município. Samuel Henrique Ferreira, representante do grupo fez uso da tribuna para detalhar minuta de lei alusiva ao tema criada pela alunada. A ação faz parte do trabalho realizado em sala de aula, e é resultado do aprendizado do curso de liderança comunitária do programa Junior Achievement.
A minuta de lei sugere criação de tarifa obrigatória via conta de luz no valor de R$ 1,00 pila a ser destinado à instituição responsável pelas castrações, recolhimento dos animais e cadastramento. "Nessa parte do cadastramento a gente pensou na forma mais barata e mais viável, que é o uso de microchips eletrônicos, de forma subcutânea, por baixo da pele do animal, muito confiável e barato", descreve Samuel.
A iniciativa visa responsabilizar àqueles que tem a guarda de algum animal. "A pessoa seria cadastrada como responsável pelo animal, que se encontrado em situação de abandono, geraria multa para essa pessoa. A cobrança do valor seria responsabilidade do Poder Público Municipal, e se a multa administrativa não fosse paga a pessoa ficaria em dívida ativa com o Município. A ideia é que os valores arrecadados sejam usados exclusivamente para tratamento e castração dos animais abandonados, ou dos animais que estão sobre tutoria da população carente", ressalta o estudante.
"Tivemos a participação dos alunos que apresentaram minuta de lei em defesa dos animais em situação de abandono, sugerindo castrações para evitar crescimento da população de animais abandonados em nosso Município. Por isso, vamos encaminhar à Comissão de Legislação e Justiça, para análise em conjunto com esses estudantes, afinal o Município tem responsabilidade com a saúde pública e de proteger os animais abandonados. Agradecemos a participação desses jovens, preocupados com a nossa comunidade, e por procurar os vereadores para criar uma legislação específica", salienta Alcedir Ferlin (MDB), chefão da Câmara Municipal.
INICIATIVA
Alunos buscam soluções para problemas sociais
A alunda da Facul Senac, através do projeto Junior Achievement, de Jovens Empreendedores, foram desafiados a discutir e propor soluções a um problema social urgente. "A gente decidiu pelo tema de animais abandonados, começou a trabalhar e ver como poderia resolver esse problema. Pesquisamos leis e não encontramos muita coisa sobre animais, e decidimos criar a nossa própria lei, apresentando aos vereadores para que discutissem e se ela for aprovada algum dia, será possível reduzir muito o número de animais abandonados", detalha Samuel Ferreira.

Comentários