• Caçador Urgente / Inf Epagri/Ciram
  • Divulgação

Semana começa com temporais, ventania danada e granizo

  • 04/11/2019
  • 1650

Nesta semana as condições do tempo se mostram para uma situação de tempo feioso e severo, com previsão de aguaceiros e temporais com granizo em grande parte do estado, principalmente no Oeste e Meio-Oeste catarinense.
Entre a noite de segunda-feira 4, e madrugada de terça-feira 5, os modelos meteorológicos indicam a formação de células de tempestades, atingindo primeiramente a região do Extremo Oeste, e se espalhando para as demais áreas do estado no decorrer do período.
A previsão é de temporais, com chuva nmoderada a forte por alguns momentos, com descargas elétricas, ventania danada com rajadas acima de 60 Km/h e queda de granizo. Os volumes do aguaceiro previstos podem ficar acima de 70 mm em grande parte do estado, com extremos acima de 150 mm, principalmente nas áreas do Oeste. Ao longo da terça-feira 5, a chuva persiste, perdendo intensidade, a partir de quarta-feira 6.
Estas condições são provocadas pelo avanço de uma frente fria, combinada com os ventos quentes e úmidos que sopram da região da Amazônia (Jatos de Baixos Níveis) e instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera que favorecem a formação de núcleos de tempestades explosivos, e consequentemente, aumentando o seu potencial de severidade.

Comentários