Caçador é um dos 12 municípios do Brasil classificados para o programa Cidade+Recicleiros 2019. Os municípios contemplados receberão, sem custo, assessoria técnica para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva, importante instrumento base para o desenvolvimento da política pública de coleta seletiva e reciclagem.
Na 1ª fase, foram 522 municípios inscritos, com pelo menos 1 inscrição de cada estado do Brasil. Já na 2ª fase, foram 262 municípios qualificados para envio de documentação. Na 3ª fase, restaram 91 municípios que enviaram os documentos dentro do prazo, e na fase final, ficaram apenas 12 municípios, entre eles Caçador.
O Plano de Coleta Seletiva é desenvolvido em cerca de 5 meses, em parceria com os municípios, que formam seus grupos de trabalho com representantes técnicos e executivos. É um importante instrumento executivo, para direcionamento preciso das ações a serem implementadas e que auxilia na captação de recursos.
"A primeira fase é a elaboração do Plano de Coleta Seletiva inteligente. Neste processo, será feita toda a reestruturação da coleta seletiva de Caçador, incluindo a ativação da unidade de triagem de materiais recicláveis, que funcionará no antigo barracão da Coocima, na Cohab 2", explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Christiane Driessen.
Neste programa será trabalhado o conceito de Responsabilidade Compartilhada, onde o município se compromete e regulamentar e realizar a coleta seletiva de resíduos recicláveis nos domicílios e pequeno comércio.
Comentários