• Caçador Urgente / Inf DC
  • Divulgação

SC tem 11 rios em situação extrema pela seca, Rio do Peixe é um deles

  • 21/08/2019
  • 940

A chuva breve que caiu neste domingo 18, em Santa Catarina foi comemorada especialmente pelos moradores da Grande Florianópolis, que sofrem desde o mês passado com uma crise de abastecimento motivada pela estiagem que atinge o Estado. Segundo as estações da Epagri/Ciram na Capital, a chuva acumulada entre domingo, e o início desta segunda-feira ficou entre 9mm e 18mm. Os maiores volumes na região foram em Alfredo Wagner (28mm) e Rancho Queimado (21mm).
Embora qualquer volume de chuva seja positivo para a situação de estiagem no momento, um novo relatório emitido nesta segunda de manhã, pela Epagri lista 11 rios catarinenses que seguem em condições de regime hídrico extremo, com pontos em emergência ou alerta. São eles: Jacutinga, Rio Tubarão, Rio Camboriú, Rio Cubatão do Sul, Rio Araranguá, Rio do Peixe, Rio Itajaí-Açú, Rio Canoinhas, Rio Canoas, Rio Negro e Rio Tijucas.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, e as previsões divulgadas pela Epagri/Ciram, uma massa de ar frio deve influenciar o tempo em Santa Catarina nesta semana, e com isso, trazer a chance de chuva isolada para várias regiões, com destaque para Litoral, Vale do Itajaí e Norte, que poderão ter volumes mais altos.
"Ao longo da semana vamos ter pouco sol. As nuvens irão predominar porque o ar frio que chegou passa muito pelo mar. Isso irá manter a umidade do mar. Chance de chuva entre terça e sexta segue, mas sempre intercalando com aberturas de sol" explica Puchalski.

Comentários