• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Câmara Municipal de Caçador implanta equipe de brigadistas

  • 09/08/2019
  • 586

A Câmara Municipal de Caçador promoveu a capacitação de servidores para a formação de brigadistas em curso de 20 horas, realizado na faixa, no Plenário Osvaldo José Gomez.
A iniciativa da presidência da Casa ao contatar os Bombeiros Voluntários de Caçador, atende a uma pré-disposição das normas da ABNT e da instrução normativa nº 028 do Corpos de Bombeiros Militares de Santa Catarina. Após conclusão do curso, dividido em teoria e prática, todos os servidores vão passar por uma prova escrita e receber certificado de participação.
O conteúdo programático contou com diversos tópicos destinados ao atendimento à vítima. Desde os primeiros-socorros, como proceder em casos de parada cardíaca, engasgo, desmaio, entre outros casos clínicos. Os servidores também foram orientados a como proceder ao avaliar o paciente que sofre mal súbito ou acidente. Além de aprenderem técnicas específicas, e sobre o uso de equipamentos para atendimento até a chegada da ambulância ou a condução para o hospital.
A prevenção e combate a incêndio também foram temas abordados. O reconhecimento de um sinistro, a orientação para evacuar uma edificação, identificação e manuseio correto de extintores, sistema de hidrantes, técnicas de combate a incêndio, classificação do fogo foram apresentados. A importância de conhecer os equipamentos de segurança existentes no ambiente de trabalho também foi ressaltada.
"O objetivo desse curso é para que mais pessoas em nossa comunidade saibam desses procedimentos. Porque socialmente, a gente pensa, não tenho esse ou aquele equipamento, sem saber que muitas técnicas são posicionamentos adequados da vítima, identificação de uma informação, que precisam do conhecimento. Sabemos que o conhecimento é o principal instrumento para salvar uma vida", enfatiza o bombeiro voluntário, Giancarlo de Oliveira.
"O bombeiro voluntário de Caçador tem prestado um relevante serviço a nossa comunidade e nós, da Câmara Municipal, oferecemos esse balizamento aos nossos servidores ao que se refere aos primeiros-socorros. Através do curso de 20 horas, para que não somente na Câmara saberão o que fazer caso ocorra algum sinistro, mas também em suas casas e na comunidade. São noções básicas, mas que no dia a dia vão ajudar a todo mundo", ressalta, Alcedir Ferlin, chefão da Câmara Municipal de Caçador.
BRIGADISTAS
Extensão da segurança no ambiente de trabalho
A importância da brigada de incêndio é destacada pelo bombeiro voluntário, Giancarlo de Oliveira. Apesar de muitas vezes existirem profissas responsáveis pela segurança no ambiente de trampo, o brigadista torna-se uma extensão da segurança naquele ambiente. "Por estarem nos mais variados postos, setores e pavimentos, seja próximo das máquinas, cientes da questão de rota de fuga. Todos os andares do prédio devem ter brigadistas, todos os setores, para que todo dia todo o prédio esteja seguro em todo o campo de trabalho da empresa. O brigadista ajuda a identificar um perigo e a solicitar a correção. Essa é uma das vantagens da brigada", completa.
Segundo o bombeiro, os ambientes profissas que necessitam da brigada devem estar contemplados pela norma e implantar a equipe adequada. "Se por exemplo, existe um vazamento de água no encanamento de sua casa, quanto mais você demorar para encontrar e solucionar o problema, maior será a quantidade de água desperdiçada. Vamos imaginar que essa água seja vida, ou sejam vidas, no plural, a exemplo de um incêndio em grandes proporções, quanto mais pessoas que saibam identificar esse possível vazamento, ou fazer um reparo até a chegada de um especialista, maior será o benefício, tanto à saúde das pessoas quanto à segurança dos ambientes", conclui.

Comentários