• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Bombeiros fazem simulado de incêndio na Câmara Municipal de Caçador

  • 05/07/2019
  • 638

A Câmara Municipal de Caçador participou de um simulado de incêndio na tarde dessa quinta-feira 4. A ação faz parte da Semana de Prevenção Contra Incêndios, promovida pelos Bombeiros Voluntários e Bombeiros Militar de Caçador.
A iniciativa teve o intuito de avaliar o comportamento das pessoas, mediante o possível caso de incêndio na cozinha do segundo pavimento do prédio. Após simulação, servidores e comunidade que estava no local, assistiram palestra no Plenário Osvaldo José Gomez.
Na oportunidade foram elencados os pontos positivos do treinamento, e esclarecidas dúvidas sobre como reagir nesses casos. "Vejo que os procedimentos foram os mais corretos possíveis, a Câmara toda foi evacuada, uma servidora grávida e a diretora da Casa Legislativa, Nilse de Fátima do Nascimento, sabiam da ação. O simulado atingiu o objetivo, ao demonstrar a importância que os sistemas preventivos tem, orientando a pessoa como reagir em um momento de incêndio", explica Francisco Schmitt, bombeiro militar.
Segundo Giancarlo de Oliveira, bombeiro voluntário, a iniciativa também visa divulgar a importância da prevenção junto a sociedade. "Em especial, relacionada ao equipamento de alarme de incêndio, com sistema sonoro que dispara de forma automática, mas que algumas pessoas ainda desconhecem a finalidade. Temos por experiência nos últimos anos que muitos não dão a devida importância ao alarme porque não veem a fumaça, no entanto, é preciso deixar claro que isso não significa que não existe incêndio", orienta.
A orientação ao ouvir o disparo do alarme de incêndio em um determinado ambiente, é deixar a localidade imediatamente, depois acionar a emergência e então verificar se realmente existe ou não o sinistro. "Pode ser um disparo acidental, como já aconteceu, mas é importante destacar que quando o fogo se alastra ele pode comprometer a saída de emergência, correndo o risco de se machucar, sofrer queimaduras ou inalar fumaça. Por isso, é importante criar essa cultura de prevenção, para que caso aconteça algum sinistro as pessoas possam sair com rapidez e segurança, facilitando o nosso trabalho também", acrescenta Giancarlo.
De acordo com Schmitt, na oportunidade foram percebidas as mais diversas reações. "Observamos pessoas voltando ao local para ver o que estava acontecendo, outras evacuando o local, fazendo o procedimento correto, ligando para o 193 tentando ajudar, outras paralisadas", finaliza.
"A ação realizada na Câmara também visa celebrar o Dia dos Bombeiros, comemorado em 2 de Julho, destacando o trabalho desenvolvido em nosso município. Além de divulgar a importância da prevenção contra incêndios e orientar os nossos servidores e a comunidade em geral através desse simulado", enfatiza.

Comentários