• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Divulgação

CPI vai averiguar obra e danos na Pista Olímpica

  • 01/07/2019
  • 907

O deslocamento das placas do piso emborrachado da Pista Olímpica, Ivo Roman Ross, gerando prejuízos aos cofres públicos, será apurado pela Câmara Municipal de Caçador. A iniciativa foi anunciada durante trelelê realizada nessa segunda-feira 1º, no Plenário Osvaldo José Gomez. Na oportunidade foi criada Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, através de requerimento de autoria dos vereadores Rubiano Schmitz (Sem Partido), Itacir Fiorese (PDT), Márcio Farrapo (MDB), Neri Vezaro (MDB) e Paulo Jarschel (MDB).
Conforme a Lei Orgânica e Regimento Interno da Casa, a CPI é um instrumento com poderes de investigação própria de autoridades judiciais, com cinco integrantes. Os líderes das bancadas vão designar os respectivos membros da CPI, no trelelê de terça-feira 2, observando, na medida do possível, a proporcionalidade partidária. A legislação regulamenta ainda o prazo de 120 dias, prorrogáveis por igual período, para averiguar as causas e responsabilidade sobre o trampo realizado na Pista Olímpica, através do processo licitatório nº 104/2018.
"Tivemos um investimento de mais de R$ 1 milhão, quando da realização dos Jogos Abertos em Caçador, em que pese os vários questionamentos na época acerca do investimento, a justificativa era o legado que ficaria com a Pista Olímpica. Infelizmente, as placas do piso emborrachado que foram instaladas, em menos de 30 dias após a realização dos jogos, começaram a se soltar. De lá para cá foram feitas várias cobranças por vários vereadores dessa Casa, mas o Poder Executivo sempre protelou, ninguém sabe justificar o que realmente aconteceu", enfatiza Rubiano.
Segundo o vereador, foi realizada conversê com a empresa responsável pelos trampos, que assumiu o compromisso de reinstalação das placas, no entanto, sem o efeito esperado. "Depois do recente alagamento no município, devido às fortes chuvas, a justificativa agora é que as placas soltaram por causa disso, o que também não é mentira, mas junto a mais três vereadores passamos na pista olímpica uma semana antes das chuvas e verificamos que as placas já estavam soltando. Portanto, nada mais correto, por parte dos vereadores, averiguar o que realmente aconteceu através do meio competente CPI", completa.
Concluída a apuração dos fatos e levantamento dos dados necessários, a documentação será encaminhada ao chefe do Executivo e ao Ministério Público para serem adotadas as providências legais.

Comentários