• Caçador Urgente / Inf Epagri/Ciram
  • Divulgação

Semana vai começar com chuva e o frio de bater os queixos vem com geada forte e até neve em Santa Catarina

  • 29/06/2019
  • 3548

A semana deverá iniciar com instabilidade no tempo em Santa Catarina, segundo a previsão dos sabichões da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas no Estado. Além disso, a partir da quarta-feira 3, as temperaturas irão cair bruscamente, com possibilidade de geada ampla e severa no Meio-Oeste e Oeste. Já na Serra Catarinense poderemos ter neve, e temperaturas atingido -7 graus.
A chuva poderá chegar ainda nesse final de semana. Aproximação de uma frente fria traz bastante nebulosidade, e chuva moderada a pontualmente forte nas regiões do Litoral e Planalto Sul e porção oeste do estado, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Segunda-feira 1º, será marcada pelo avanço da frente fria pelo estado de forma efetiva, marcando o início de Julho com bastante nebulosidade e chuvarada. As instabilidades atuam desde a madrugada nas áreas de divisa com o estado gaúcho, avançando gradualmente para as demais regiões, com condições para chuva a qualquer hora do dia.
A tendência é de uma terça-feira 2, chuvosa com condições para acumulados elevados de precipitação devido a persistência da chuva, somada as condições do dia anterior. A partir de quarta-feira 3, o tempo começa a ficar mais firme, com o avanço do frio do Dianho no estado, sendo importante destacar uma queda acentuada de temperatura em todo o estado até o final da semana.
Indicativo de uma intensa massa de ar polar sobre SC, com frio de bater os queixos, e queda na temperatura já a partir de segunda-feira em diante. Frio de rachar os ossos intenso entre os dias 4, 5, 6 e 7. Possibilidade de neve entre os dias 5 e 6 de julho, em várias áreas de SC, sobretudo no topo da Serra. Temperaturas extremas (topo da Serra com mínimas abaixo -8°C) com geada ampla em toda Santa Catarina, entre os dias 6 a 8 onde os termômetros podem registrar entre 0 e -7°C no auge do frio. Muita atenção com o povão carente e moradores de rua. Risco de hipotermia.

Comentários