• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Vereadores debatem falta de água em Caçador

  • 03/06/2019
  • 630

Os problemas no abastecimento de água, e situações decorrentes do aguaceiro na semana passada, nortearam o debate no trelelê da Câmara Municipal de Caçador. Durante o conversê realizado nessa segunda-feira 3, no Plenário Osvaldo José Gomez, foram apresentadas diversas indicações relacionadas ao tema. Pedidos para desobstrução de bocas de lobo, manutenção de bueiros e confecção de tubulação de águas pluviais, entre outros, foram apresentados pelos vereadores.
De acordo com o chefão da casa, Alcedir Ferlin (MDB), alguns bairros ficaram mais de cinco dias sem água, inclusive o DER que teve o abastecimento prejudicado com o rompimento de um cano localizado na Rua 1º de Maio. "O Município é o poder concedente da água em Caçador e compete a ele a fiscalização e aplicação de multas referente ao não cumprimento do contrato, hoje em vigor com a BRK. Não podemos ficar muito tempo à mercê da falta de água porque isso traz prejuízo ao contribuinte, que paga e quer um serviço de qualidade, e também ao comércio e à indústria local", relata.
Na oportunidade, o vereador Marcos Creminácio (PDT), solicitou o conserto de meio-fio e a manutenção dos bueiros da Rua João Pereira da Silva, no Bairro Martello. Itacir Fiorese (PDT), também solicitou a confecção de tubulação de águas pluviais e bocas de lobo na Rua Domingos Sorgatto, Bairro Sorgatto para facilitar o escoamento da água naquela localidade.
Os constantes alagamentos na Rua Alcides Sabino, no Martello intensificado com o entupimento da tubulação motivaram o vereador Márcio JF (MDB) a solicitar limpeza ou conserto da tubulação de águas pluviais e esgoto. Paulo Jarschel (MDB) também atendeu ao pedido do povão, e solicitou a desobstrução das bocas de lobo em toda a extensão da Rua José Ioos Júnior, no Martello.
Conforme dados da Defesa Civil, o Rio do Peixe chegou a marcar 5,41 metros acima do leito normal. Em menos de 24 horas, choveu cerca de 160 mm, mais do que o esperado para todo o mês de maio. Em virtude dessa realidade, a Prefa Municipal através da Defesa Civil decretou Situação de Emergência na tarde dessa segunda-feira 3, para consertar os estragos causados pelas chuvas.

Comentários