• Adelcio Machado dos Santos
  • Divulgação

Artigo do Reitor Adelcio

  • 30/11/-0001
  • 354

FUNCIONALIDADE DA DIDÁTICA APLICADA V I I l 
Por meio desse processo, torna-se possível a consolidação dos conhecimentos, o que exige a frequente sistematização do conteúdo, recapitulação e realização de exercícios.
Entrementes, é fundamental o constante aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, tendo em vista o uso independente e criador dos conhecimentos. Nesse sentido, a consolidação do conhecimento pode ser reprodutiva, de generalização e criativa.
A reprodutiva possui um caráter de exercitação, ou seja, depois de compreender a matéria os alunos reproduzem conhecimentos, aplicando-os a uma situação conhecida. A consolidação generalizadora inclui a aplicação de conhecimentos para situações novas, após os mesmos serem sistematizados.  
Por sua vez, a consolidação criativa diz respeito a tarefas que conduzem ao aprImoramento do pensamento independente e criativo (LIBÂNEO, 1990). No que tange a criatividade, cabe salientar que também é função do professor estimulá-la. Segundo Souza (1995), o papel do agente de ensino consiste exatamente em 'facilitar' a ocorrência da oportunidade de aprendizagem, isto é, criar as condições propícias ao desenvolvimento da criatividade dos alunos.
Nesse sentido, Cabezas (1991) acrescenta que ao assumir esta atitude o professor está, ele próprio, a assumir-se como criativo. Certamente, somente professores criativos, que praticam a criatividade, podem liderar processos de desenvolvimento da criatividade, enquanto os rotineiros e conformistas terminam por colocar fim aos rebentos de imaginação, sensibilidade, iniciativa pessoal e criatividade, condenando os alunos à repetição, à rotina e ao conformismo.
A aplicação, por meio da qual os alunos evidenciam a capacidade de efetuar uso autônomo dos conhecimentos e habilidades adquiridos, também garante o enlace entre matéria velha e matéria nova, visto que tem a função de ligar conhecimentos com a práxis. É nesse momento que culmina o processo de aprendizagem.
Em relação à etapa da aplicação, Libâneo (1990, p. 189) ainda acrescenta: [...] se trata de prover oportunidades para os alunos utilizarem de forma mais criativa os conhecimentos, unindo teoria e prática, aplicando conhecimentos, seja na própria prática escolar (inclusive em outras matérias), seja na vida social (nos problemas do cotidiano, na família, no trabalho).
O objetivo da aplicação é estabelecer vínculos do conhecimento com a vida, de modo a suscitar independência de pensamento e atitudes críticas e criativas expressando a sua compreensão da prática social. Ou seja, a função pedagógico-didática da aplicação é a de avançar da teoria à prática, é colocar os conhecimentos disponíveis a serviço da interpretação e análise da realidade.  
Essa aplicação de conhecimentos e habilidades exige que tenham sido atendidos alguns aspectos didáticos, que estão sob a responsabilidade do professor, a saber:  
a)       formulação de objetivos claros e condizentes com a seleção de conteúdos que proporcionem conhecimentos científicos, noções claras acerca do tema em estudo, sistematização de conceitos básicos que constituem a estrutura dos conhecimentos necessários à compreensão de cada tema;
b)      ligação dos conteúdos da matéria aos fatos e acontecimentos da vida social e aos conhecimentos e experiências da vida cotidiana dos alunos, de maneira que a realidade social concreta suscite problemas e perguntas a serem investigados no processo de assimilação do conteúdo e em relação aos quais se dá a aplicação de conhecimentos.          

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