O fluxograma descritivo de atendimento à criança e ao adolescente, elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi apresentado aos vereadores de Caçador durante trelelê desta terça-feira 7. O tema foi abordado no espaço da Tribuna Livre pelas conselheiras, e integrantes da comissão organizadora do material, Luciana Marques e Maria Augusta Nhoatto Moreira.
Segundo elas, o material surgiu da necessidade de garantir o atendimento adequado à crianças e adolescentes, efetivando a proteção integral através da articulação entre as diversas áreas de atuação da rede de atendimento.
"O objetivo é orientar a prática das ações e tornar os serviços em maior em sintonia, sem fragmentação. Temos uma demanda significativa, muitos problemas sociais no Município que envolvem crianças e adolescentes e o fluxograma vem para direcionar, tornar os diálogos e encaminhamentos comuns diante dessas realidades", explicam.
Deste trabalho resultou a confecção de uma cartilha que apresenta um direcionamento de todas as ações e os órgãos parceiros e que está sendo distribuída nas instituições e escolas, além de disponíveis na sede do CMDCA e no site do conselho.
"Objetiva-se que o fluxograma descritivo se torne um documento de domínio público e seja amplamente divulgado, que todo cidadão tenha acesso, e que seja imperativo a sua leitura por todos agentes públicos envolvidos no atendimento de crianças e adolescentes, independentemente da área de atuação e cargo ocupado", completaram as profissas.
Comentários