• Caçador Urgente / Inf Ass Equipe Municipal de Imunização Timbó Grande
  • Divulgação

Macaco é encontrado morto em Timbó Grande

  • 10/04/2019
  • 2223

Um macaco no município de Timbó Grande foi encontrado morto nesta terça-feira 9. A suspeita é que a morte tenha rolado em decorrência da febre amarela. Conforme informações preliminares da Vigilância Epidemiológica de Caçador, foi encaminhado para análise materiais que devem apontar se a morte do macaco foi causada pela febre amarela.
A Equipe Municipal de Imunização de Timbó Grande, afirmou que o corpo do animal estava intacto, sem indícios de haver sofrido violência de terceiros, aparentando ter sofrido de recente doença que o levou à morte. "Diante disso, mesmos sem ter um diagnóstico mais preciso da causa morte, viemos com muito respeito alertar à todas as famílias timbograndenses dos riscos".
A Secretaria Municipal de Saúde de Timbó, está realizando a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela desde o dia 20 de março de 2019, prosseguindo até o dia 20 de abril de 2019, sendo que neste sábado, dia 13 de abril será o "DIA D" de Vacinação contra a Febre Amarela, com vacinação das 08:00 às 17:00 horas no Posto de Saúde Arlindo Batista dos Santos - Posto de Saúde Central.
"Dessa forma, alertamos à todos para a necessidade de tomar a vacina contra a Febre Amarela, a qual se encontra disponível no Posto de Saúde Central, com a nossa Equipe de Vacinação, alertando que a única forma de prevenção contra a febre amarela é através da vacina, disponível à toda a população".
Caçador
Em relação à distribuição da vacina que previne a doença, ações extras estão sendo executadas também em Caçador com o objetivo de reforçar a campanha de vacinação. No próximo sábado acontecerá o dia D, onde as equipes de saúde irão até as comunidades de interior para disponibilizar a vacina de febre amarela, e também, oportunizando os
Santa Catarina
No dia 4 de março foi confirmada a primeira morte de macaco por febre amarela no Estado conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). O animal da espécie bugio havia sido encontrado morto no município de Garuva, próximo à Joinville. Na sexta-feira (5), outro macaco foi encontrado morto no município de Morro da Fumaça, na região Sul de Santa Catarina.
A primeira morte humana causada por febre amarela em Santa Catarina foi confirmada no dia 28 de março após diagnóstico laboratorial. O Estado não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966. A vítima da doença, um homem de 36 anos, morreu no dia 12 de março e não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) de acordo com a Dive.
Macaco não é o transmissor da doença
A febre amarela não é transmitida aos seres humanos pelos macacos. Assim como as pessoas, o animal também é uma vítima e acaba servindo como um sinalizador da doença transmitida somente por mosquitos contaminados - não é contagiosa, logo, não passa diretamente de humano para humano.
Os primatas, neste caso, acabam servindo como hospedeiros do vírus. Por isso a importância dos seres humanos se vacinarem contra a febre amarela para garantir a imunização, já que qualquer pessoa não vacinada corre o risco de contrair a doença.

Comentários