• Caçador Urgente
  • Divulgação

Dia do Jornalista! Pelo reconhecimento e valorização dos que buscam a verdade com esforço e paixão

  • 07/04/2019
  • 653

Ser jornalista é buscar entender a realidade para possibilitar que outros a entendam; é verificar os fatos para que opiniões pessoais não prevaleçam; é ouvir os que têm e os que não têm voz e levar para a esfera pública a diversidade de opiniões; é lutar para que os interesses pessoais não se sobreponham aos públicos; é honrar a profissão que se confunde com missão de servir à humanidade.
Neste 7 de abril, Dia Nacional do Jornalista, o Portal de Notícias Caçador Urgente saúda e homenageia a categoria. À sociedade pede o reconhecimento, e a valorização dos profissas que têm o compromisso ético de buscar a verdade e de reportá-la.
Neste momento de crise geral, em que a desinformação provoca retrocessos históricos no Brasil, e em vários outros países é preciso que as sociedades democráticas valorizem o Jornalismo como atividade essencial à democracia, e reconheçam o jornalista como profissas indispensáveis ao fazer jornalístico.
Desinformação se combate com mais informação. Mas no Brasil, infelizmente, a categoria dos jornalistas tem sido vítima de demissões em massa, arrocho salarial, precarização das relações de trabalho e cerceamento à sua autonomia profissa, que rolam nos próprios locais de trampo.
Além das questões específicas, como trabalhadô jornalistas também estão sofrendo as consequências da contrarreforma trabalhista, aprovada no governo Temer, que retirou direitos trabalhistas, contribuindo ainda mais para a precarização das relações de trabalho e achatamento salarial.
E enfrentam outra grande ameaça: a proposta de reforma da Previdência que, na prática tem como objetivo acabar com a seguridade social, incluída a Previdência Pública.
Como se não bastassem os ataques aos direitos conquistados historicamente pelos trabalhadô brasileiros, os jornalistas também são vítimas diretas dos recorrentes atentados às liberdades de expressão e de imprensa. É preciso reafirmar que sem essas liberdades, e sem democracia nas comunicações, não há democracia real.
O Caçador Urgente celebra o Dia do Jornalista, mas também chama cada profissa a cumprir o seu papel, honrando o compromisso da categoria que é com a busca da verdade e a produção de informação ética e plural.
O Caçador Urgente também chama os jornalistas, a se somarem ao conjunto da classe trabalhadora brasileira, para resistir aos ataques aos direitos trabalhistas e sociais. Sem ações de resistência, sem esperança e sem luta não há conquistas possíveis.

Comentários