• Caçador Urgente / Inf Rádio Caçanjurê
  • Divulgação

Caçador capital da indústria das parreiras e dos pinheirais completa 85 anos

  • 25/03/2019
  • 1170

Nesta segunda-feira 25, Caçador completa 85 anos de emancipação. Caçador é a capital industrial do Meio-Oeste de Santa Catarina, e hoje completa mais um capítulo na história de um povo trabalhadô e que sente orgulho da terra onde mora.
História
A emancipação político-administrativa de Caçador foi oficializada em 1934, mas a história do local começou muito antes, quando tudo era uma grande floresta de mata fechada.
Depois veio a construção da estrada de ferro. Com o trem chegaram os primeiros imigrantes, a maioria descendente de italianos e alemães vindos do Rio Grande do Sul em busca de terras férteis e baratas.
Em 1918, instalou-se a primeira serraria Tortatto-Gioppo. O ramo madeireiro continuou predominante nas próximas décadas, com cerca de 200 serrarias existentes na cidade nesta época.
Economia
Hoje, a madeira continua sendo o principal ramo da economia de Caçador, com várias empresas de móveis, MDF, portas, papel e celulose. Muitas dessas empresas têm a produção direcionada para o mercado externo, sendo Caçador um dos principais exportadores de Santa Catarina.
Outros segmentos também se destacam na indústria caçadorense: metal mecânico, plástico, transportes, turbinas e automação.
Na agricultura destaque para o tomate, sendo o maior produtor do Sul do Brasil, e para a fruticultura com pomares de pêssego, ameixa, uva e maçã.
Geografia
Caçador está localizado no Meio-Oeste catarinense, e tem como cidades polo mais próximas Videira e Porto União. Está a 920 metros de altitude em relação ao nível do mar, com um inverno bastante rigoroso, e temperaturas por vezes mais baixas que a Serra catarinense. O Centrão da cidade é cortado pelas águas do Rio do Peixe.
Destaques
Caçador conta ainda com um dos aeroportos com pista de maior extensão no estado, e que está em fase de adequações para que possa receber voos comerciais.
Na área cultural destaque para o Museu do Contestado, um dos principais pontos turísticos, localizado junto ao Parque Central, outro ponto bastante frequentado pelo poão da cidade.
No esporte Caçador se orgulha do lutador do UFC, Júnior Cigano dos Santos, e do time de futebol feminino com destaque nacional, o Avaí/Kindermann.
A população atual, segundo estimativa do IBGE, é de 77.863 habitantes, 15º município com maior população no estado.

Comentários