• Caçador Urgente / Inf Leandro Puchalski
  • Divulgação

Outono inicia nesta quarta-feira 20 às 18h58min

  • 20/03/2019
  • 569

O outono de 2019 tem início oficialmente, de forma astronômica, nesta quarta-feira 20, ás 18h58min. Este começo não tem relação com a meteorologia. O novo comportamento do tempo, de acordo com a nova estação vai rolando gradativamente.
A definição do dia e do horário, para início de uma estação faz parte da astronomia. Esta data e este horário representam o momento, em que a luz solar ilumina de maneira igual, no caso equinócio, ou de maneira diferente, no caso solstício os dois hemisférios. No caso desta quarta-feira 20, vamos ter tanto hemisfério Sul quanto hemisfério Norte a mesma quantidade de luz solar. Fato que será para nós do hemisfério Sul, equinócio de outono.
Com isso, uma curiosidade é que a quarta-feira 20, terá a mesma quantidade de horas de dia e de noite. Gradativamente já a partir de quinta-feira, as noites começam a se tornam mais longas.
Previsão para a estação em Santa Catarina
Esta estação começa a apresentar períodos distintos de temperatura. Dias ainda bem quentes, contra os primeiros dias mais frios. Isso depende da frequência da entrada das massas de ar frio.
Quanto mais à estação se estabelece mais o frio vai chegando, podendo registrar inclusive, temperaturas próximas a zero grau nos pontos mais altos de Santa Catarina. No entanto, ainda nada definitivo como no inverno. Mesmo que as primeiras massas de ar frio avance, elas ainda se afastam rapidamente fazendo com que na sequência dos dias, tenhamos os conhecidos veranicos. Período de 5 a 10 dias com ausência de chuva, e temperaturas mais elevadas. Lembrando que estes veranicos não são só de maio.
Influência do El Niño
Este ano temos a estação sendo influenciada pelo fenômeno climático El Niño. Ele já está ativo desde o meio desse verão. El Niño é um fenômeno de escala global, mexe com as características da atmosfera em todo o globo. Basicamente é caracterizado, pelo aquecimento das águas do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial.
O El Niño na teoria traz aumento dos volumes de chuva em Santa Catarina, mas isso mais entre o final da primavera e no verão. No outono, a influência é menor. Talvez, a influência dele seja mais na temperatura. El Niño nesta época do ano faz com que o outono não seja muito rigoroso, ou seja, as primeiras massa de ar frio sobre o Estado demoram um pouco mais para predominar.
Previsão de chuva próxima a acima do normal da estação. Para os meses de abril e maio, os indicativos são chuva mais significativa, com valores acima da média especialmente no último mês.
A temperatura estará próxima, a acima do normal da estação na maior parte de Santa Catarina. A partir de maio as massas de ar frio são mais abrangentes.

Comentários