• Caçador Urgente / Inf Rádio Videira
  • Divulgação

Parabéns Videira pelos 75 anos de história

  • 01/03/2019
  • 643

A Capital Catarinense da Uva, do Espumante e Berço da Perdigão, está completando nesta sexta-feira, 1º de março, 75 anos de emancipação. Hoje, certamente o videirense tem muito a comemorar, e agradecer aos colonizadores que aqui chegaram no ano de 1918, na então vila do Rio das Pedras para desbravar essa terra, e dela tirar o sustento da família e fazer a região prosperar.
No entanto sua emancipação veio somente 26 anos depois, exatamente em 1º de março de 1944, com suas origens nos distritos de Perdizes e Vitória que margeavam o Rio do Peixe.
Antes mesmo de se tornar município, Videira já contava com a empresa Perdigão (atual BRF), conhecida mundialmente e que deu o titulo para Videira de berço da Perdigão.
Mas o povo de Videira não se acomodou, e procurou inovar ao longo dos anos, e trazer novas possibilidades de aumento de emprego e renda, e além da Perdigão, conta atualmente com várias outras empresas que nasceram aqui, como a Videplast, Carboni, Prevemax, Master Agropecuária, entre outras empresas que atuam nos mais diversos ramos da economia.
No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas, sendo a maior produtora do estado de frutas de caroço; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos gerando milhares de empregos.
Aliado a isso, Videira conta com inúmeras instituições de ensino superior e técnico profissa como a Facul UNOESC, a terceira maior facul do sistema Acafe na Santa & Bela, assim como o Instituto Federal Catarinense (IFC), SENAC, SENAI, e tantas outras instituições de ensino que aqui se instalaram, e são responsáveis pela produção de conhecimento, formando e capacitando a mão de obra para as mais diversas funções.
O setor do turismo também é destaque com belas paisagens, e monumentos históricos como a Igreja Matriz, Museu do Vinho, Coreto, Observatório Astronômico, Praça Nereu Ramos, além de possuir muitos atrativos naturais como rios, cascatas e áreas verdes proporcionadas pela topografia acidentada, característica peculiar da região.
Hoje Videira é uma das forças econômicas da Santa & Bela, e ocupa lugar invejável no índice de Desenvolvimento Humano (IDH), resultado que somente vem sendo alcançado, graças ao trabalho, dedicação e empenho de cada videirense que são os principais responsáveis pelo que hoje Videira comemora.
Videira e sua gente muito ainda têm a crescer. Mas o momento é para se comemorar o que já foi alcançado. Por isso a você videirense o nosso abraço.



Comentários