O vereador do MDB, Alcedir Ferlin (Lilo), é o novo presidente da Câmara Municipal de Caçador para o biênio 2019/20. Ele foi eleito na noite desta terça-feira 18, durante o último trelelê de 2018, superando a vereadora Cleony Figur (PSD) por sete votos a seis.
Além do seu voto, votaram pela sua eleição Rubiano Schmitz (PSD), Itacir Fiorese e Marcos Creminácio (ambos do PDT), e os emedebistas Neri Vezaro, Marcio JF e Paulo Jarschel. A favor de Cleony ficaram os vereadores do PSDB, Adriano Pares, Jair Fernandes, Ricardo Barbosa e Sirley Ceccatto, além do democrata Moacir DAgostini.
Como vice-presidente foi eleito por unanimidade o vereador Adriano Pares. Também por unanimidade, Cleony Figur é a nova 1ª secretária. Por fim, completa a mesa dire o vereador Itacir Fiorese como 2° secretário. Ele venceu a disputa com o vereador Moacir DAgostini por sete a seis.
Ao final da votação o novo presidente foi cumprimentado pelos colegas parlamentares, que desejaram boa sorte à nova mesa dire nos trampos a partir de janeiro.
Lilo agradeceu o apoio destacando que sua gestão será pautada pelo princípio da economicidade, já implantado pela atual gestão da Câmara, e pelo espírito democrático junto aos demais vereadores. "Vamos economizar os recursos dessa Casa para possibilitar ao Executivo a reversão desses valores em obras e serviços à nossa comunidade. Agradeço aos vereadores pelo voto de confiança e peço o apoio das demais bancadas para que possamos fazer um trabalho coletivo e em prol da nossa comunidade", destacou o presidente eleito.
Rubiano Schmitz, que conduz os trampos até o final deste mês, também agradeceu aos vereadores pelo apoio nos dois anos de mandato, demonstrando números que refletem a sua gestão desde o início do ano passado, como a devolução de R$ 6.276.035,13 a prefa municipal nesse período. Além disso, destacou a cedência gratuita dos espaços da Câmara (com toda a estrutura de som, data show e até barnabés) por 590 oportunidades, e a propositura dos vereadores no biênio 2017/18 que totalizaram 1756 matérias apreciadas e aprovadas.
Vale ressaltar que a eleição da nova mesa dire, respeitou a proporcionalidade dos partidos com cadeiras no Legislativo.
Comentários