• Caçador Urgente / Inf Ass de Imp Prefeitura de Caçador
  • Ass de Imp Prefeitura de Caçador

Vigilância Epidemiológica orienta como evitar a proliferação de escorpiões

  • 18/12/2018
  • 513

A vigilância Epidemiolóçica e Secretaria de Agricultura de Caçador realizou na manhã desta sexta-feira 14, uma ação contra a proliferação de escorpiões. A medida foi tomada depois do aparecimento de vários animais.
Os moradores das proximidades do Paulo Schieffler, no Centrão, onde os relatos são mais frequentes, foram visitados e orientados. "Este animal vive em locais abandonados, no meio de madeira, restos de materiais de construção ou de entulhos", destaca a enfermeira, Paula Xavier.
A espécie encontrada em Caçador é a Tityus costatus, que não é letal, mas pode causar graves danos à saúde, tanto de adultos, como em crianças ou animais domésticos.
"Com a chegada do verão, estes insetos aparecem ainda mais. Por isso, é muito importante que as pessoas evitem ter este tipo acúmulo em seus terrenos. Nós, não vamos conseguir exterminar, mas vamos conseguir evitar locais para que se escondam e reproduzam e, assim diminuindo a incidência e os possíveis acidentes", finaliza Paula.
Uma nova ação, voltada à diminuição da espécie, já está sendo programada para os bairros da cidade. "Como o animal possui hábitos noturnos nossa ação está sendo de orientação. Uma nova operação, desta vez, está sendo planejada. Possivelmente em fevereiro. Nesta, nossa missão será efetivamente fazer a caça e localizar os ninhos do animal", destaca a agente de Combate de Endemias, Maria Helena Eger.

Comentários