A Prefa de Caçador lançou um projeto de basquete de rua, que engloba tanto crianças das escolas do município, quanto a comunidade em geral. Neste ano o projeto se estende por todo o período de férias, com encontros no Parque Central e em ginásios cedidos por algumas escolas.
O objetivo do projeto é popularizar a modalidade no município, assim como agir como um projeto social e de formação de atletas. "O basquete ainda não é muito praticado. Com esse projeto, queremos trazer mais que um entretenimento, mas uma prática esportiva capaz de formar atletas preparados para, a partir do ano que vem, participarmos de competições de federações de basquete", explica o fêssor Emanuel Pinheiro, que já fez parte da base da Seleção Brasileira de Basquete.
As aulas nas escolas Pierina e Dotti, iniciam no dia 11 de dezembro. Serão todas as terças e quintas, das 17h às 19h. No Irmão Leo, o horário ainda não está definido, mas poderão participar a piazada de até 19 anos. "Nossa meta é que no ano que vem, possamos implantar o projeto em todas as escolas, no contraturno escolar", afirma Emanuel.
No Parque Central, os encontros já rolam todos os dias, a partir das 18h30. "Qualquer um pode chegar e jogar com a gente. Não é uma aula, no parque nós jogamos juntos, e nessa brincadeira, eu passo algumas orientações", comenta o fêssor.
A partir do projeto Parque Ativo, no dia 2 de dezembro, à partir das 15h30, rolará um evento voltado ao basquete de rua, com competições de arremesso e habilidade, batalha de rima, skatistas e atletas consagrados do cenário estadual. "Convidamos a todos para que venham conhecer o basquete de rua e participar com a gente. Será uma experiência diferente e, com certeza, muito divertida", finaliza Emanuel.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo concede bolas, que ficam à disposição da comunidade na guarita do Parque Central, e podem ser emprestadas com apenas um documento de identificação. Mais informações sobre o projeto pelo fone 3666 2424.
Comentários