• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Rubiano lamenta a demora no início do atendimento de Telemedicina ao povão

  • 13/11/2018
  • 683

A demora no início do funcionamento do sistema de telemedicina em Caçador, que se concretizou apenas no início deste mês, em que pese a instalação do aparelho de raio-X no Pronto Atendimento ter acontecido em março deste ano, foi tema de manifestação na Câmara Municipal durante trelelê desta segunda-feira 12.
O assunto foi abordado pelo abóbrão-mor Rubiano Schmitz, responsável pela viabilização de equipamentos de CR (digitalizador de exames de Raios-X) e impressoras DRY, após contato com o representante do Núcleo de Telesaúde em Santa Catarina e de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde, Harley Wagner, em fevereiro de 2017, e dos demais equipamentos que integram a sistema de telemedicina através de devoluções de din din da Câmara.
Rubiano lembrou ainda que após a viabilização dos equipamentos de CR, em março de 2017 solicitou ao prefeito Saulo Sperotto a compra de um eletrocardiograma, um eletroencefalograma, um espirômetro e um aparelho de dermatologia, colocando à disposição a grana da Câmara para esta finalidade. Estas aquisições evitariam despesas com o Tratamento Fora de Domicílio (TDF), facilitando também o funcionamento e acesso aos exames, em especial os laudados pelos profissas competentes.
Na oportunidade, a resposta do prefeito foi positiva, solicitando apenas o auxílio do Rubiano quanto aos orçamentos. "Fui em busca desses valores, e enviei os mesmos ao Procurador do Município, Cláudio Fávero, ainda em abril. Ele, prontamente os enviou ao Secretário da Saúde. No entanto, em maio fui questionado pelo prefeito sobre os orçamentos, que há mais de um mês já estava com o seu secretário de saúde. Após minha resposta, foi entrado em contato com a pasta da Saúde, e verificado que ninguém tinha se mobilizado para buscar estas aquisições. Um servidor me solicitou novamente o envio dos orçamentos e assim o fiz ", informou.
Rubiano lamenta que somente após um ano e meio os serviços de telemedicina, com atendimentos para exames de espirometria, eletroencefalograma e eletrocardiograma, tenham sido colocados em prática no Município, já que o povão poderia estar usufruindo deste benefício há mais tempo, e o Município diminuido gastos desnecessários, haja vista que segundo a própria prefa municipal, onde antes eram necessários R$ 180,00 para efetuar um exame de eletroencefalograma, agora o gasto é de R$ 7,00 pilas.
Além disso, em recente divulgação efetuada na mídia local sobre o início dos trabalhos, não houve o reconhecimento necessário de pessoas que participaram efetivamente desta implantação. "O mérito de tudo isso inicialmente é do Harley Wagner, que ofereceu o CR para Caçador, falou da telemedicina e que esses equipamentos poderiam ser acoplados ao CR; as Fundações FAPEU e FEESC; deste Vereador que viabilizou a vinda do CR e as aquisição dos equipamentos da Telemedicina; e também do ex-secretário de estado da Saúde, Vicente Caropreso, que através do Governo do Estado foi parceiro de Caçador, e depois do Executivo Municipal. Esses nomes, infelizmente, passaram despercebidos na divulgação efetuada pela administração municipal, mas é importante que as pessoas saibam porque merecem o devido reconhecimento", completa.

Comentários