• Caçador Urgente / Inf Ass CMC
  • Ass de Imp CMC

Abóbrões sugerem instalação de bueiros inteligentes

  • 06/11/2018
  • 406

Uma ideia que já vem dando certo em outros municípios, foi sugerida a prefa municipal pelos abóbrões caçadorenses Rubiano Schmitz, Marcio JF e Ricardo Barbosa durante o trelelê desta terça-feira 6. Trata-se de bueiros inteligentes, que consistem na instalação de cestos em bueiros das vias, inibindo que os resíduos sólidos tenham acesso às galerias, protegendo assim o meio ambiente e diminuindo os riscos de aguaceiros.
Segundo os abóbrões, esses cestos fariam a função de filtros, deixando passar apenas a água que posteriormente chega ao rio, podendo ser retirados para limpeza, e remanejamento dos resíduos sempre que necessário. Essa medida evitaria que o lixo chegasse aos rios, diminuindo consideravelmente os riscos ambientais.
"É uma medida simples, de pouco custo ao Executivo, mas que pode trazer um retorno muito positivo ao Município. Constantemente apresentamos indicações referentes às bocas de lobo e essa medida evitaria grandes transtornos", destaca Rubiano.
Segundo Ricardo Barbosa, Caçador possui aproximadamente cinco mil bocas de lobo atualmente, e hoje há grande dificuldade em mantê-las limpas devido ao número reduzido de peões e a dificuldade de atender a demanda por se tratar de trampo manual. "Vemos como uma ideia interessante, especialmente porque observamos a quantidade de lixo desencadeado nos rios em épocas de enchentes e que poderiam ter outro destino", ressalta, destacando ainda que os cestos podem ser confeccionados pela própria secretaria de Infraestrutura, que tem o material e peões capacitado para criá-los.

Comentários