A escola Alto Bonito recebeu a visitinha de três índios vindos do Acre, na tarde desta quinta-feira 27. Tuim Nova Era, sua filha Yoka Huni Kuin e seu irmão Iba Huni Kuin, são da aldeia Espelho da Vida. Além de falar sobre sua origem e costumes, a indiada trouxeram lições de cura, e uma mensagem de alerta para que tenhamos cuidado com a natureza.
A alunada puderam conversar, ouvir músicas nativas e dançar com os índios. "Nós trabalhamos o dia do Índio todos os anos, e poder conhecer essas pessoas tão cheias de cultura, e conhecimento é um privilégio, essa experiência é de grande valia tanto para as crianças quanto para os professores", comenta a dire da escola, Lucélia Cordeiro.
"É um momento único. Eles nos ensinaram muita coisa, e nos fizeram lembrar da importância da cultura dos nossos ancestrais", afirma o fêssor de artes Arlan Carlos dos Santos Melo.
O Guia da aldeia, Tuim Nova Era, ressalta que o maior objetivo da visitinha é orientar a alunada para um futuro melhor. "Temos que cuidar da nossa terra, valorizar a diversidade da vida. Trazemos estes conhecimentos para as crianças, porque elas são o nosso amanhã, e a partir delas podemos ter um futuro próspero", finaliza.
Comentários