• Caçador Urgente / Ass. Imp. IFSC Caçador
  • Ass. Imp. IFSC Caçador

Programa Mulheres Sim contribui para geração de renda em Caçador

  • 20/09/2018
  • 767

O Programa de Extensão Mulheres SIM ofertado pelo IFSC Câmpus Caçador, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, segue com suas aulas a todo vapor. As aulas são ministradas três vezes por semana, no espaço do CEU das Artes e no CAIC, no bairro Martello em Caçador.
Durante duas tardes, a fêssora Daiane Toledo, ensina e auxilia na confecção das bolsas e acessórios em tecido, que posteriormente serão comercializados em uma feira, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que rolaá no IFSC nos dias 16, 17 e 18 de outubro.
Segundo a fêssora Daiane "além de aprender a costurar, as participantes do programa estão aprendendo a usar a criatividade para montar peças customizadas e exclusivas, o meu papel é mostrar a elas que podem inovar e agregar valor aos produtos até mesmo com o reaproveitamento de retalhos. Está sendo muito produtivo e percebo que elas estão alegres com o aprendizado."
Já na terceira tarde da semana, a alunada frequentam aulas que complementam a formação. A disciplina de Empreendedorismo e Geração de Renda, ministrada pela fêssora Danielle Ullrich, traz a alunada uma visão empreendedora, visando o trabalho em equipe, persistência e inovação.
A disciplina de Finanças, lecionada pelo fêssor Greyson Rech, faz com que a alunada consigam calcular, e dar preços aos produtos produzidos por elas. Já a disciplina de Comunicação e Acesso às Mídias Digitais, lecionada pela fêssora Patrícia Martins, explica toda a parte da importância das mídias na divulgação dos produtos produzidos pela alunada.
O IFSC pretende com este Programa de Extensão oportunizar às mulheres, em situação de vulnerabilidade social, a geração de renda a partir da vivência na área de costura, por meio da confecção de acessórios e bolsas em tecido, tornando-a apta a confeccionar estes artigos, expô-los e comercializá-los.
As aulas do Curso de Extensão para o incentivo da Geração de Renda, por meio da Confecção de Bolsas e Acessórios em Tecido, que integra o Programa Mulheres SIM vão até outubro. Após este período, a alunada terá Oficinas sobre diversos temas, irão organizar e participar da Feira para comercializar os seus produtos, e ainda participarão de um projeto para avaliar os impactos do Programa na sua vida pessoal e profissa.
Lembrando que este ano, o Programa Mulheres SIM de Caçador conta com a parceria dos CRAS Norte e Martello, Cesmar, CAIC e Céu das Artes.
 

Comentários