Uma possível falha da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, onde um barnabé responsável teria esquecido de fazer as inscrições dos para-atletas caçadorenses no prazo estipulado, fez com que Município fique fora dos Jogos Abertos Paradesportivos da Santa & Bela (PARAJASC) deste ano.
O tema gerou debate na Câmara Municipal durante trelelê desta terça-feira 21, sendo abordado por Cleony Figur e complementado pelos colegas Rubiano Schmitz, Marcos Creminácio e Alcedir Ferlin, os quais lamentaram o corrido, e exigiram medidas cabíveis para penalizar os responsáveis pelo erro.
Segundo Cleony, após receber a esta informação entrou em contato com o Secretário Enemir Corozzola, o qual confirmou a referida falha. Com isso, cerca de 95% dos para-atletas caçadorenses deverão competir por outros municípios em 2018, e a realidade de Caçador se assemelha a de outras 15 citys do Estado que não conseguiram efetuar as inscrições no tempo hábil.
"Reputo como uma situação extremamente grave, porque havia uma pessoa responsável pelas inscrições na Secretaria e não cumpriu com a sua obrigação. É lamentável este fato haja vista o histórico de Caçador nos PARAJASC, com inúmeras medalhas e vitórias. Além disso, é inadmissível ver os nossos talentos competindo por outros Municípios", afirmou, salientando ainda de uma provável abertura de sindicância para apurar as responsabilidades.
O abóbrão-mor Rubiano Schmitz discordou da abertura da sindicância, explicando que esta medida deve ser tomada em situações onde não há a materialidade e a autoria dos fatos, o que, segundo ele, não é o caso. "Há a materialidade, já que as equipes não foram escritas, e pelo que se consta já se sabe de quem é a autoria, ou seja, há de se responsabilizar os responsáveis sem eximir o secretário, que tem a obrigação de acompanhar e fiscalizar os trabalhos", disse.
Marcos Creminácio e Alcedir Ferlin, também enalteceram a responsabilidade do titular da pasta. "Ele tem a missão de verificar todos os documentos, reunir o seu pessoal e saber o que está acontecendo. Caso haja desídia de servidores, ela se atribuiu ao secretário também", completou Marcos.
Comentários