O dire da Guardaiada Municipal, Jocimar Soares de Abreu, deixou o cargo depois de 14 meses. Durante este período, foram inúmeras as conquistas do órgão, principalmente no aparelhamento e valorização da guarda.
Somente em 2018, novas motocas foram adquiridas, com apoio da Câmara Municipal, além de outras viaturas para que a guardaiada tenham condições de trampo. A gestão do trânsito foi intensificada, e uma base avançada da Guardaiada foi aberta no portal de Caçador. Além disso, uma psicóloga foi contratada para dar apoio aos guardas.
"Trabalhamos intensamente, visando a melhoria da segurança pública para todos os cidadãos. Buscamos aproximar a Guarda das polícias Civil e Militar, encabeçamos projetos nas escolas e fomos em busca do projeto macro, para implantação de câmeras de segurança por toda a cidade. Saio com a certeza de um trabalho sério e idôneo, em prol da melhoria de Caçador", destacou Jocimar.
A saída de Jocimar atende a uma recomendação do Ministério Público, para que a Guarda fosse dirigida por barnabé de carreira da própria instituição, baseado na Lei de criação das Guardas Municipais.
A Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, que trata da criação das Guardas Municipais do País, exige que após o período de quatro anos, que seria para adequação e organização do órgão, a pasta seja dirigida por quadro efetivo da própria instituição. Antes disso, poderia ser uma pessoa de fora da Guarda.
Ocorre que o MPSC entendeu, que o período de adequação da Guardaiada Municipal de Caçador, já havia expirado por ela ter sido criada pela primeira vez em 2006, mesmo tendo sido extinta em 2013 e recriada em 2017.
O prefeito Saulo Sperotto elogiou a postura de Jocimar frente à Guardaiada, trazendo sua experiência de 15 anos de trampo junto a Poliça Militar da Santa & Bela. "Sob o comando do diretor Jocimar percebemos ótimos treinamentos aos agentes, ele esteve junto nas decisões de implantações recentemente das novas OCR's e câmeras de monitoramento que serão instaladas por toda a cidade, também foi parte efetiva das decisões para a implantação do estacionamento rotativo que está em fase final. Agradecemos este trabalho e desejamos sucesso", agradeceu.
Jocimar também agradeceu ao prefeito Saulo, e aos guardas municipais. "Agradeço pela confiança do prefeito Saulo para estar na direção da Guarda durante este período e também pelas importantes orientações nas tomadas de decisões. Quero deixar aqui meu agradecimento a todos os guardas municipais, que não mediram esforços para que os trabalhos da nossa Guarda fosse cumprido com excelência e muita responsabilidade, surtindo assim efeito na sociedade caçadorense como um todo", finalizou.
Comentários