• Caçador Urgente / Inf Ass de Imp Prefeitura de Caçador
  • Ass de Imp Prefeitura de Caçador

Ponte do Amor será inaugurada no dia 12 de junho

  • 25/05/2018
  • 1308

A "Ponte do Amor" (ponte em arco da beira-rio) será inaugurada no dia 12 de junho, Dia dos Namorados. O projeto de revitalização foi criado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC).
Estiveram envolvidos no conceito a presidente do IPPUC, Karina Pompermayer, além de Alexandre Schermach, Carine Marcon e Sabrina Rodrigues, aplicando metodologias de inovação baseadas no design Thinking. "Este processo é fundamental, pois imergimos na história dos objetos/estruturas, buscamos sempre respeitar e destacar seus valores. Para isso, pesquisas são feitas com historiadores, livros, usuários e materiais digitais da internet", destacou Karina.
No levantamento foi percebida ainda a falta de segurança, tanto pela iluminação como na estrutura da ponte, que parece frágil. Por isso, foram desenhadas, projetadas e desenvolvidas maquetes físicas, e digitais para validar as ideias que surgiram no processo e propostas como solução.
"Queremos devolver a nobreza de uma ponte que, apesar de ser em estrutura metálica, foi construída na década de 40, motivo este predominante para o IPPUC olhar para ela e presentear a cidade com um novo conceito aplicado", completou Carine.
As obras estão sendo realizadas pela peãozada de Infraestrutura. "Iremos aplicar um conceito afetivo, na cor branca, arabescos, luminárias e principalmente flores coloridas que serão substituídas a cada estação. Pretendemos inaugurar a pinguela do afeto, será a travessia para novos encontros, novas amizades e muitas lembranças que por ela passaram e encontraram o seu grande amor", acrescentou Alexandre.
Além disso, em uma das cabeceiras será inserida uma "tela" para que fitinhas românticas sejam penduradas, similar ao que existe em diversas citys pelo mundo. "Um envelope, com duas fitinhas e um minicard com a foto e história da ponte, criado pelo projeto "De Mãos Dadas", idealizado pelo Marcio Coelho e pela Luli Santos, será vendido no comércio local, incentivando os casais a reforçar o seu amor junto da ponte. Queremos conectar não apenas os dois lados da cidade, mais sim conectar as pessoas, pela sua história ou pelo amor", finalizou Karina.
Mais obras
Outras obras também serão realizadas em locais nas proximidades do Rio do Peixe. A rua José Boiteux, por exemplo, será revitalizada. "Esta é a rua de comércio mais antiga de Caçador e queremos dar uma nova identidade para ela, melhorando o trânsito de veículos e de pedestres", acrescentou Karina.
A ponte Antonio Bortolon (ponte coberta) também será reformada, recebendo garibadas na estrutura de pedestres, bem como no telhado e na iluminação.
O próximo passo é a revitalização da rua Irmão Guido Gabriel (rua da Chaminé), com nova tubulação, reperfilamento e passeios, valorizando também aquela região às margens do Rio do Peixe, com uma continuidade da Beira-Rio, com novas iluminações e calçadas.
Constam ainda no projeto de revitalização a Feira do Povão da Roça, e garibadas na ponte da rodoviária, com alargamento do passeio.
Além disso, uma nova passarela de pedestres será construída, ligando o Parque Central até o outro lado do rio, logo após a Feira do Povão da Roça.

Comentários