• Caçador Urgente / Inf Ass ADR
  • Ass de Imp ADR

Centro Regional de Defesa Civil de Caçador será entregue

  • 20/03/2018
  • 408

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura no próximo dia 23, às 11h, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Caçador. Segundo o secretário, a entrega do projeto representa uma resposta mais rápida para o povão da região. "O objetivo é interligar todo o Estado, em Florianópolis estamos finalizando o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises", ressaltou.
O centro possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na city. Possui equipamentos modernos, sala de conversê e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram gastos cerca de R$ 853.082,57.
A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil, e a Prefa do Município que cedeu o terreno. O CIGERD fica situado na Rua Nelson Eugênio Busato, S/N, Bom Sucesso, Caçador.
Para o coordenador regional de Defesa Civil, Anderson Carlos Veríssimo, o objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. "O CIGERD Regional é parte de um projeto inovador baseado em referências internacionais em funcionalidade, para que exista mais praticidade na construção de uma defesa civil assertiva", destacou Verríssimo.
O CIGERD Regional de Caçador atende os 14 municípios da AMARP (Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe): Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Frai City, Ibiam, Iomerê, Lebon City, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.
A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Caçador, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao povão.

Comentários