• Caçador Urgente / Inf Ass IFSC
  • Divulgação

Campus IFSC Caçador possui Estação ATIVA da RBMC

  • 12/03/2018
  • 498

A RBMC é um conjunto de estações geodésicas, equipadas com receptores GNSS de alto desempenho (posicionamento via satélite - GPS é um deles), que proporcionam, em tempo real, observações para a determinação de coordenadas.
A utilização da tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite System) provocou uma verdadeira revolução nas atividades de navegação e posicionamento em todo o mundo. Os trabalhos geodésicos e topográficos passaram a ser realizados de forma mais rápida, precisa e econômica. À medida que as técnicas de posicionamento evoluem, diversas aplicações em tempo real e pós-processado têm surgido, tornando o papel da RBMC cada vez mais amplo.
Com isso, o Curso Técnico de Agrimensura do IFSC Câmpus Florianópolis elaborou um projeto de pesquisa para implantar estações da RBMC para um melhor recobrimento da Santa & Bela, e assim contribuir para os profissas realizarem levantamentos topográficos mais precisos, mais ágeis e mais baratos, repercutindo benefício econômico para toda a sociedade.
"Após a instalação dos vértices de Florianópolis, Imbituba, Lages, Araquari e Chapecó, tínhamos um buraco que onerava muito aos profissas trabalharem na região de Caçador. Com isso, o Curso Técnico em Agrimensura, propôs ao IBGE a instalação de uma estação da RBMC no Câmpus Caçador.
A Dire do Câmpus Caçador imediatamente abraçou a ideia, permitindo uso de infraestrutura física, elétrica e lógica para que os dados fossem transmitidos em tempo real. Avalia o fêssor  Rovane Marcos de França, coordenador do curso técnico em agrimensura do câmpus Florianópolis.

Comentários