• Caçador Urgente / Inf NSC
  • Divulgação

Correios da Santa & Bela adere à greve nacional e serviço tem atendimento parcial

  • 12/03/2018
  • 435

Os funcionários dos Correios da Santa & Bela estão aderindo à mobilização nacional que paralisa as atividades da empresa nesta segunda-feira. A maior parte das agências está funcionando parcialmente, com alguns serviços suspensos e outros sem alteração. Uma assembleia nesta tarde deve decidir pela continuidade ou não da greve no Estado.
Segundo Giovani Zoboli, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadô na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares da Santa & Bela (Sintect SC), a maioria dos trabalhadô das regiões da Grande Floripa, Vale do Itajaí, Norte e Sul do Estado participam da mobilização. O serviço de encomendas em São José, por exemplo, foi totalmente paralisado. A região com menor adesão, e consequentemente com o maior número de agências operando normalmente, é o Oeste.
A principal pauta da mobilização é o plano de saúde dos funcionários. Conforme o Sintect, atualmente os funcionários têm o benefício no regime de coparticipação, pagando percentual de 10% a 20% quando algum serviço for utilizado. Entretanto, a empresa planeja começar a cobrar uma mensalidade sobre o serviço, além de excluir pais e mães da lista de dependentes.
Julgamento define continuidade da greve
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve julgar nesta segunda se a mudança proposta pela empresa é legal ou não. A justificativa é que a manutenção dos planos de saúde no atual modelo foi decidido em assembleia coletiva com a empresa em outubro de 2017. De acordo com a estimativa do Sintect, essa alteração poderia custar de 300 a 400 reais para cada funcionário, o que supera o valor ganho de muitos funcionários após o reajuste de 2,07% do último acordo.
O sindicato da categoria deve se reunir nesta tarde para acompanhar o julgamento do TST na Praça XV, no Centrão de Florianópolis, ou na sede do próprio sindicato. Apesar de oficialmente a greve ter duração indeterminada, existe a possibilidade da paralisação ser encerrada caso houver um resultado um resultado positivo para a categoria nesta segunda. Existe, ainda, a possibilidade de acabar com a greve hoje e voltar a mobilizar os funcionários em alguns meses.
Outras reivindicações
O Sintect justifica que tem outros motivos para começar a greve nesta segunda. Um deles é a necessidade de realizar um concurso público para preencher as 1.300 vagas que estariam sem funcionários no Estado. Segundo os dados do sindicato, atualmente há pouco mais de 3.600 pessoas que trampam nos Correios na Santa & Bela, sendo que o número ideal seria próximo a 5 mil trabalhadô - número que era realidade em 2007.
- Estamos lutando para melhorar o atendimento ao público. Não conseguimos atender toda a demanda porque não contratam funcionários para realizarmos o trabalho de forma adequada. Queremos resolver esse problema - explica o secretário geral do sindicato da categoria, Giovani Zoboli.
A manutenção dos carangos da empresa, já que atualmente há carteiros que precisam dividir o carango durante parte do horário de trampo, é outro ponto na pauta da mobilização. Por fim, o sindicato ainda defende a não extinção do cargo do operador de triagem, que em algumas empresas privadas é realizado de forma automatizada.

Comentários