O programa Porteira Adentro é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, da Prefa de Caçador. Através dele, serviços de trator de pneu, escavadeira hidráulica e retroescavadeira são oferecidos ao povão da roça, com preços acessíveis.
Lançado em agosto de 2017, o programa já contemplou o povão da roça de seis comunidades sendo 71 propriedades atendidas, somando um total de 746 horas-máquina trampadas.
As comunidades que já receberam os serviços foram: Cerro Branco, Benjamin Constant, Santana, Criminácio e Canalle. A próxima comunidade a ser beneficiada é a Caixa Dágua.
Cada propriedade tem direito de até 30 horas-máquina em ações como a limpeza e manutenção da margem das estradas.
"Muitos trabalhos podem ser realizados. Desde serviço de plantio, retirada de pedras, até reformas em açudes e manutenção de estradas internas", comenta a secretária de Agricultura Cristiane Driessen.
O cronograma das máquinas é feito após as inscrições terem sido concluídas. Para isso, o povão da roça são convidados, pela Secretaria de Agricultura, para participar de um conversê, na própria comunidade, onde são passadas todas as informações referentes aos serviços e horas e as máquinas, de modo a despertar o interesse nos moradores.
Depois disso, quem desejar deve ir até a sede da Agricultura efetuar o cadastro. Como pré-requisito a tchozada precisa ter a nota de produtor, e no mínimo dois anos de movimentação na propriedade rural.
Os trampos são realizados por região, pois a proximidade entre as propriedades diminui os custos.
"Esse programa foi uma forma que encontramos de auxiliar o produtor rural nas atividades em que ele mais precisa" afirma Cristiane.
Confira os itens que podem gerar descontos nas horas-máquina:
20% se o proprietário tiver emitido nota fiscal nos últimos dois anos;
20% se às margens da estrada estiverem roçadas;
20% se o agricultor obter a DAP(declaração de aptidão ao Pronaf);
10% se as valas de escoamento de águas pluviais estiverem limpas.
Confira o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=nsiecIwg6Mk
Comentários