A Prefa de Caçador criou o programa "Adote Um Bem". A intenção é que praças, parques, jardins e áreas verdes de uso público, rótulas, canteiros e demais logradouros e bens públicos se mantenham revitalizados, limpos e conservados com auxílio da comunidade caçadorense.
Desde entidades da sociedade civil, associações de moradores, organizações não governamentais, sindicatos até pessoas jurídicas, legalmente constituídas e cadastradas no município, poderão adotar e administrar os locais.
O interessado deve fazer um requerimento dirigido a Fundação Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, protocolado na Prefa. Após isso, um termo de adoção com canetada do poder público e da entidade deve ser canetado, firmando o compromisso entre ambas as partes.
Além da manutenção das praças públicas, poderão ser realizados projetos culturais e sociais.
"Projetos de urbanização, elaborados ou aprovados pela Prefeitura poderão ser implantados nos locais. Assim como a construção de equipamentos esportivos ou de lazer. O espaço também poderá ser utilizado para realização de atividades culturais, educacionais, esportivas ou de lazer, também com projeto previamente aprovado", destaca a secretária adjunta de Meio Ambiente, Christiane Driessen.
As entidades e pessoas jurídicas que efetuarem a adoção de praças públicas, e áreas verdes deverão zelar pela manutenção e conservação, recuperação e iluminação, bem como a elaboração e execução dos trampos de arborização com a adoção de sementes e mudas de árvores.
As empresa ou entidade que adotarem os espaços públicos poderão colocar placas realçando a colaboração com a manutenção da área.
Comentários