A Vigilância Sanitária de Caçador alerta que a renovação dos alvarás sanitários é anual. Sendo assim, proprietários de restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos comerciais que não solicitarem os novos papélis ficam sujeitos a punições.
Os proprietários que ainda necessitam regularizar os estabelecimentos devem protocolar o pedido de alvará. Assim, os profissas da vigilância farão uma nova inspeção no estabelecimento.
"Os protocolos podem ser feitos pelo site da Prefeitura, ou pessoalmente na Vigilância ou na Prefeitura. O ideal é que os interessados solicitem o quanto antes, afinal as vistorias são realizadas por ordem de chegada dos protocolos", comenta a coordenadora da Vigilância Sanitária, Fátima Castro.
Na vistoria são bizolhadas as condições de trampo, e se elas estiverem de acordo com as regulamentações, os alvarás serão disponibilizados. Os locais que não estiverem cumprindo as normas terão que se regularizar para receber o documento.
Fátima salienta a importância da participação da comunidade nesta fiscalização. "Pedimos que a população observe as condições dos estabelecimentos comerciais. E, também, se possuem alvarás de funcionamento e sanitário, estes devem ficar expostos em locais visíveis", destaca.
No decorrer do ano, a Vigilância Sanitária disponibilizará capacitações para as pessoas que queiram mais esclarecimentos sobre os alvarás e as condições de trabalhos exigidas, principalmente na manipulação de alimentos.
A realização dos protocolos, diretamente na Vigilância Sanitária deve das 9h às 11h30, ou das 13h às 17h. Os fiscais atuam das 13h às 19h. Mais informações poderão ser obtidas pelo fone (49) 3567 9260.
Salões de beleza
Muitos salões de beleza não possuem a autoclave, máquina responsável por esterilizar os materiais da manicure. Pensando nisso, Fátima enfatiza a importância da cliente levar o seu próprio material para fazer as unhas.
"É ideal levar sempre o próprio material, alicate, cortadores de unha e demais utensílios, com intuito de evitar as possíveis contaminações. É válido lembrar que todos devem estar em dia com as vacinas, como as do tétano e hepatite, pois um pequeno corte pode ocasionar em infecções ou problemas maiores", comenta.
Máquinas de bronzeamento artificial
Os aparelhos de bronzeamento artificial estão proibidos em todo o território nacional desde 2009. A proibição se deve ao fato de as câmaras fazerem mal à saúde e a exposição aos raios ser cancerígena. Sendo assim, os locais que fazem este procedimento estão atuando clandestinamente e poderão ser interditados.
Comentários