A Prefa de Caçador lançou o programa "Se Essa Rua Fosse Minha" que consiste na pavimentação das ruas do município com a contribuição do povão.
O prefeito em exercício, Alencar Mendes, destaca que a necessidade de garibadas estruturais nas ruas da city de Caçador é uma preocupação e prioridade da administração. O "Se Essa Rua Fosse Minha" será uma alternativa viável e confiável.
"Sabemos que a pavimentação ultrapassa a questão da melhoria do tráfego. Atinge as questões sanitárias, de saúde, bem-estar, conforto e também valorização imobiliária. Com o programa "Se Essa Rua Fosse Minha", faremos um trampo completo, a longo prazo e sem trazer transtornos. A união do poder público com o povão será de grande valia para todo o município", destaca Alencar Mendes.
O programa
Os moradores de ruas sem a cobertura asfáltica manifestarão o interesse em aderir ao programa "Se Essa Rua Fosse Minha" diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no prédio da Prefa. Este setor providenciará para que, depois de efetuado o projeto de engenharia correspondente, determinando o custo total da obra e o investimento necessário de cada proprietário, seja publicado um edital que detalhará o processo.
Após a publicação do edital, os contribuintes terão o prazo de 30 dias para iniciarem os pagamentos, seja em parcela única, com um desconto de 20%, ou parcelado, em até 15 vezes.
Metade do valor orçado deve ser arrecadado, para que assim, a Prefa inicie os trampos no trecho correspondente. Os outros 50% do valor devem ser quitados pelo povão mesmo depois do início da obra. Caso o valor mínimo (50% do valor total) não tenha sido atingido, depois dos 15 meses, o edital é cancelado e o valor arrecadado será devolvido a quem é de direito.
As inscrições para o programa serão limitadas. Serão 10 ruas por período. Assim, após que as ruas forem concluídas, ou os editais sejam cancelados por não alcançarem os 50%, outros trechos serão incluídos.
"Optamos por limitar o número de editais pois assim conseguimos dar garantia da manutenção da credibilidade do sistema. Assim teremos condição de assegurar que haverão meios, recursos, pessoal e maquinário suficientes para fazer frente a estas obrigações, sem esquecer as demais atribuições exigidas da municipalidade que não podem parar", salienta Alencar.
97 km de ruas sem pavimentação
Dentre os seus mais de 285 km de ruas em seu perímetro urbano, Caçador conta com cerca de 125 km asfaltados. Outros 63 km possuem pavimentação na forma de paralelepípedos regulares ou irregulares, ou coberturas semelhantes. Este resultado demonstra claramente que cerca de 97 quilômetros de nossas ruas (33% do total) são ruas sem nenhuma cobertura de pavimentação.
Em uma rápida e simples operação podemos concluir que para a adequação de todas as ruas que necessitem de pavimentação, o custo seria de praticamente 180 milhões de reais. Um valor absolutamente impraticável para a administração.
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
Funcionamento das 13h às 19h - Sala 208
Endereço: Av. Santa Catarina, 195 - Centro - CEP 89.500-124
Telefone: 3666-2450
E-mail: seplan@cacador.sc.gov.br
Comentários