A Santa & Bela será o primeiro estado do Brasil a mapear nos 295 municípios todas as áreas de risco geológico e hidrológico. O trampo teve início no dia 8, e segue até dia 20 de janeiro na regional de Caçador, através da empresa pública Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O primeiro município a ser bizolhado pelos técnicos foi Macieira.
A iniciativa é fruto de um convênio de R$ 20,7 milhões firmado em novembro de 2017, entre o Governo do Estado e o Ministério de Minas e Energia.
Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Anderson Veríssimo, o investimento tem foco no planejamento urbano, prevenção e proteção ao povão. "A regional de Caçador é a primeira a receber esse importante trabalho de prevenção que vai mapear 100% do território em questões de áreas de risco de deslizamentos de massas e inundações".
Para o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os atos firmados são a concretização de todo trampo que vem sendo feito e traz resultados positivos. "O mapeamento é uma ferramenta indispensável para ocupação urbana, emissão de alerta e segurança à população. Juntamente com todas as ações que estão sendo feitas, isso dá uma nova visão no gerenciamento de riscos", afirmou.
Comentários