A Epagri de Caçador firmou parceria com a empresa Guararapes para utilizar cinzas de madeira na agricultura. A novidade está à disposição do povão da roça do município, que têm a possibilidade de usar o material principalmente em reflorestamentos e pastagens. Os resíduos de madeira ajudam a melhorar a estrutura do solo.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Edílson Brasil Moreira, a Guararapes já utiliza os resíduos da produção em reflorestamentos da própria empresa em Santa Cecília. A ideia é destinar também para esse fim as cinzas resultantes da fábrica em Caçador.
A parceria começou há ser discutida há quatro meses, e foi oficializada no fim de novembro após análises laboratoriais. O produtor interessado deve procurar o escritório da Epagri e retirar uma autorização. O próximo passo é ir até a empresa para programar a entrega. "É uma distribuição gratuita e a empresa fará o frete até a propriedade", conta Edílson.
Desta forma, o projeto tem como um dos objetivos a destinação correta dos resíduos por parte da empresa. Já o povão da roça vai ganhar em qualidade do solo. "As cinzas da madeira são ricas em nutrientes como nitrogênio, fosforo, potássio e outros minerais, ajudando a aumentar a matéria orgânica no solo", afirma o engenheiro agrônomo.
Vale ressaltar que os técnicos da Epagri dão um bizu no processo, e fornece todas as orientações para o uso equilibrado do material. A quantidade máxima é de 10 toneladas por hectare.
Comentários