A escola estadual Dante Mosconi, em Caçador, promoveu nesta segunda-feira 20, uma caminhada de conscientização contra a violência. A ação faz parte de um projeto que vem sendo trabalhado com a alunada há três meses, em parceria com o Instituto Inspiração e com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Com faixas e cartazes, toda a alunada da escola se envolveram na atividade. A caminhada percorreu as principais ruas do bairro Gioppo, com o objetivo de sensibilizar a sociedade com relação ao tema. "As crianças e jovens serão os adultos de amanhã. Ações como essa ajudam no desenvolvimento deles como cidadão de bem, que não aceitam qualquer tipo de violência", avaliou o dire Giovani Camargo.
Para o orientador pedagógico, Paulo Gonçalves, a atividade ajudou a chamar a atenção não só para a violência escolar. "Sabemos que a violência é cometida de várias formas na sociedade, inclusive exploração sexual. É preciso refletir sobre o tema para evitar que essas situações aconteçam", disse.
Em outros momentos, a escola trabalhou o tema através oficinas, palestras e mesa redonda, envolvendo alunada, pais e fêssores. Em uma das atividades esteve presente o rapper Rafael, conhecido como MC Rato, de Taubaté (SP), que veio a Caçador a convite do Instituto Inspiração.
O jovem artista, que faz sucesso na internet e desde 2013 realiza palestras em escolas, compartilhou sua história de vida com a alunada caçadorense. "Fiz escolhas erradas e isso me trouxe consequências ruins. Felizmente encontrei meu caminho e é gratificante estar aqui para dividir isso com os jovens. A ideia é provocar eles para que sejam pessoas de bem e atuantes", conclui MC Rato.
Comentários