A falta de pagamento por parte do Governo da Santa & Bela para a manutenção do Sistema Antigranizo tem gerado prejuízos ao povão da roça, mesmo sem o registro de fortes chuvas de granizo no Município este ano. De acordo com informação repassada por Moacir DAgostini (DEM) no trelelê desta terça-feira 17, há lavoura em que o prejuízo já chega a R$ 700 mil por causa da chuva de pedras.
Segundo o parlamentar, a Administração Municipal tem conseguido manter o pagamento em dia do Sistema, mas sem a contrapartida do Estado parte da city e, em especial o interior, ficam desassistidos. "Estive reunido com a responsável pela elaboração de seguros relacionados às lavouras e recebi a informação de que a seguradora travou a realização de novos contratos devido ao risco de granizos na região", informou.
No início deste mês Moacir já havia trazido o tema ao Plenário, mostrando a sua preocupação quanto ao não pagamento. Criticou a falta de planejamento do Governo da Santa & Bela que, ainda na semana passada estava debatendo a liberação de din din para esta finalidade. "Se já há o conhecimento de que a safra, especialmente do tomate tem início em setembro e segue até meados do ano seguinte, falta agilidade para auxiliar os nossos agricultores que tão pouco pedem ao Poder Público. Fica aqui o registro e a nossa preocupação, esperando que este impasse se resolva o mais breve possível antes que outros prejuízos aconteçam", destacou.
Comentários