Mais de 500 profissas marcaram presença na noite desta terça-feira 26, no encerramento do ciclo de palestras sobre "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos". O trelelê, promovido pela Gerência Regional de Saúde de Caçador e vigilâncias sanitárias dos sete municípios que fazem parte da 10ª ADR, contou com a presença do microbiologista Eduardo César Tondo, fêssor da Facul Federal do Rio Grande do Sul, que abordou o tema "Como Produzir Alimentos Seguros".
Realizada no teatro da Uniarp, o trelelê abordou os cuidados que devem ser tomados no controle e segurança dos alimentos de acordo com a legislação brasileira. "O alimento contaminado é um risco para a saúde das pessoas. A Vigilância Sanitária não consegue fiscalizar tudo, e por isso quem trabalha com a preparação desses alimentos tem uma grande responsabilidade", disse o microbiologista.
O encerramento do ciclo contou ainda com palestra do promotor João Paulo de Andrade que falou sobre "Crimes Contra as Relações de Consumo: Consequências". Para ele, trelelês como esse contribuem para evitar autuações. "Vejo que a palestra contribui muito porque é através da orientação que vamos evitar eventuais sanções. É possível sim desenvolver uma atividade comercial no ramo de alimentos seguindo todas as normas sanitárias", frisa o representante do Ministério Público.
Para a coordenadora regional de Vigilância Sanitária da ADR de Caçador, Gisele de Camargo Schmigel, o trelelê foi um sucesso reunindo profissas de sete municípios. "Realizamos capacitações específicas durante o ano e agora fechamos de maneira bem positiva. Os palestrantes trouxeram informações importantes e exemplos práticos que prenderam a atenção do público", avalia.
A realização de todo o ciclo de palestras contou com apoio das Prefas, através das Secretarias de Saúde e Vigilâncias Sanitárias dos municípios de Caçador, Calmon, Lebon City, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande.
Comentários