O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) apresentou, nesta terça-feira 29, projeto para novas lixeiras para os bairros e Centrão da city. O protótipo foi construído com a participação dos barnabés da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que são os responsáveis pelo recolhimento do lixo.
"Aplicamos a metodologia do design Thinking e no processo elaboramos maquetes para validação na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Após os feedbacks, construímos o protótipo que tem como prioridade facilidade de instalação, diminuir o custo de fabricação, levando e consideração a preocupação com a ergonomia dos usuários e agentes de limpeza, além de contribuir para uma nova identidade de Caçador", destacou o dire de Pesquisa do IPPUC, Alexandre Schermach.
As lixeiras deverão ser instaladas nas placas com os nomes das ruas e serão produzidas pela peãozada da Infraestrutura de Caçador. "Acreditamos que é possível ter uma cidade melhor. Superamos as dificuldades, trazendo um modelo de baixo custo e que terá mão de obra própria. Queremos surpreender a nossa comunidade com este projeto, que vai beneficiar todas as pessoas", salientou Karina Pompermayer, presidente do IPPUC.
O prefeito Saulo Sperotto enfatizou a importância deste projeto. "Temos que nos preocupar com o meio ambiente e levar infraestrutura urbana também para os bairros e estas novas lixeiras irão suprir essa necessidade", completou.
Além disso, nos próximos dias, a Prefa Municipal pretende elaborar um processo licitatório, ou concessão para a confecção das placas de todas as ruas de Caçador. "Estávamos aguardando a divulgação dos CEPs por ruas já que todas as placas terão essa numeração para auxiliar os moradores de toda a cidade", finalizou o vice-prefeito Alencar Mendes.
Comentários