A gerência regional da Epagri de Caçador e a Prefa de Timbó Grande firmaram uma parceria que pode se transformar em uma nova alternativa de renda para o povão da roça do município. Trata-se da instalação de uma Unidade de Observação para a cultura do alho. A iniciativa foi apresentada em uma tarde de campo realizada no último dia 28 de junho na propriedade de Eurico Marcos de Moraes, na comunidade Colônia Brusca, em Timbó Grande.
De acordo com o prefeito de Timbó Grande, Ari Galeski, a lavoura da unidade técnica proporcionará observar como se dará sua adaptação da cultura. "O alho é cultivado no período de inverno e possui alto valor agregado, principalmente por não competir com as culturas cultivadas no verão, e poderá ser uma nova fonte de renda para os agricultores do município", disse.
Diante disso a Epagri e a Prefa Municipal de Timbó Grande firmaram uma parceria com o intuito de apoiar ações que visem estudos que proporcionem a viabilidade de cultivos comerciais da cultura do alho no município.
O trelelê foi realizado com o apoio do pesquisador em olericultura da Estação Experimental da Epagri de Caçador, Anderson Feltrin, e da equipe do escritório local de Timbó Grande em parceria com a Prefa Municipal.
Segundo o gerente regional da Epagri de Caçador, Daniel Suski, a unidade de observação foi implantada com o objetivo de apresentar a cultura, sensibilizar e capacitar o povão da roça da região. Ao longo do desenvolvimento da cultura serão realizado conversês técnicos e acompanhamento juntamente aos agricultores.
Participaram do primeiro conversê técnico cerca de 20 agricultores com interesse na cultura. Essas ações buscam consolidar a formação de um grupo de produtores de alho no município de Timbó Grande.
Comentários