• Caçador Urgente
  • Ass de Imp ADR

Presidente da Epagri anuncia novos técnicos para a regional de Caça City

  • 25/11/2016
  • 478

Luiz Ademir Hessmann esteve em Caça City, e reforçou a importância de que a pesquisa e extensão rural cheguem ao povão da roça
Presidente da Epagri A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caça City recebeu nesta quinta-feira 24, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural da Santa & Bela (Epagri), Luiz Ademir Hessmann, no Dia de Ação de Governo. A iniciativa busca aproximar as ações centrais do Estado com as regiões do interior. A programação contou com visitinha a uma agroindústria, palestra na Estação Experimental de Caça City e um bate papo com jornalistas.
A agenda foi sugerida pelo secretário executivo Imar Rocha, e pelo gerente regional de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR, Jean Carlo Ribeiro. Também participaram das atividades o gerente regional da Epagri de Caça City, Gilmar Dallamaria (Caco), o chefe da Estação Experimental de Caça City, Renato Vieira, além de técnicos, pesquisadores, representantes de associações ligadas ao setor e demais convidados.
Em entrevista coletiva na ADR, o presidente da Epagri ressaltou a importância do trampo e pesquisa e extensão rural realizado na Santa & Bela. Na ocasião, Hessmann informou que haverá reforço no quadro técnico da regional de Caça City no início de 2017.
"O produtor rural precisa do apoio do Estado especialmente na questão da assistência técnica. Vamos destinar mais um engenheiro agrônomo para cada município da ADR, com veículo e computador para que possa trabalhar em projetos e assistência técnica. Esse foi um pedido do governador para dar prioridade as regiões que precisam melhorar o desenvolvimento".
Como exemplo da importância da assistência técnica para desenvolvimento da agricultura, Hessmann citou Lebon City.
"A Epagri reforçou o quadro técnico nesse município e o resultado está aparecendo. Esta semana entregamos equipamentos através do programa SC Rural para produtores de leite que estão evoluindo nos seus negócios. Precisamos repetir e melhorar isso também em Calmon, Macieira, Matos Costa, Timbó Grande, Rio das Antas. O agricultor só vai ficar no campo se melhorar sua renda", analisou.
Outro destaque citado pelo presidente da Epagri foi a atuação da Estação Experimental de Caça City, que é referência em pesquisas na área de olericultura, fruticultura e piscicultura.
"São 19 doutores com pesquisas de excelência. As variedades de maça desenvolvidas aqui ganham o mundo. A produção integrada de tomate é referência e vai ajudar a diminuir o custo em todo o Brasil. São exemplos de um trabalho que vem dando certo", comenta Hessmann, destacando a importância da agricultura para que o Brasil possa superar a crise econômica.
Para o secretário executivo da ADR de Caça City, Imar Rocha, o Dia de Ação de Governo foi um sucesso.
"É uma forma de prestação de contas e uma oportunidade para aproximar os anseios da comunidade com o Governo do Estado. Em agosto recebemos o presidente da Cidasc e agora o presidente da Epagri. A agricultura é um dos caminhos para o desenvolvimento da nossa região, principalmente nos municípios menores", afirma.
Agroindústria de suco de uva
Também na quinta-feira 24, a comitiva liderada pelo presidente da Epagri, e pelo secretário da ADR bizolhou a propriedade de Renato Parizotto, que há nove anos abriu uma agroindústria de suco de uva. O empreendimento recebeu apoio da Epagri nas áreas de extensão e tecnologia.
"A empresa surgiu com uma ideologia de agregar valor ao nosso produto que é a uva. Recebemos apoio da Epagri e com isso avançamos para uma produção razoável que atende vários mercados", conta o sócio da Zotonelli Sucos, Eduardo Scapinelli.
Com quatro funcionários e uma produção média de 270 mil litros por ano, a agroindústria vende suco para mercados de São Paulo, Curitiba, além de citys da Santa & Bela e ainda para a merenda escolar do estado. 
"O desafio agora é aumentar o período de produção e para isso temos apoio da Epagri de Caçador e Videira, através de novas cultivares de uva que estão sendo pesquisadas. E também no manejo das parreiras para aumentar a produção e melhorar a qualidade", amplia Scapinelli.

Comentários