Na tarde desta sexta-feira 26, a Prefa Municipal de Caçador reuniu a imprensa para divulgar a situação do Sistema Caução, que previa o asfaltamento de 72 ruas e que foi iniciado 2013.
O sistema, que tem por objetivo o depósito de, no mínimo 50% do valor total da obra para que a Prefa iniciasse a pavimentação em 72 ruas, 22 foram concluídas. Do restante, 45 não foram executadas, 3 foram iniciadas, 1 recebeu recursos do Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios), e 1 os moradores desistiram.
A atual administração acusa a gestão anterior, que o dim dim depositado nas contas das ruas foram retirados e encaminhados para a conta principal da Prefa Municipal. Dando a desculpa que não há recursos para finaliza-las.
Um Termo de Ajuste de Conduta foi canetado pelo prefeito Saulo, com prazos para que a situação seja resolvida. "Não queremos culpar ou politizar a situação. Entretanto, é uma responsabilidade da Prefeitura de resolver essa situação e é isso que estamos fazendo: tomando todas as medidas administrativas necessárias", explicou o prefeito Saulo Sperotto.
O vice-prefeito, Alencar Mendes, destacou a preocupação em ter todos os dados. "Inclusive, fomos nós que procuramos o Ministério Público e apresentamos as planilhas do nosso estudo", completou.
Para que toda situação seja resolvida (com obras executadas em 6 ruas e devolvidos os recursos para outras 42), a Prefeitura vai ter que arcar com R$ 1.808.387,82. "O programa é muito bom e, assim que retomarmos a sua credibilidade, queremos colocar em prática novamente", completou Alencar.
Junto ao Ministério Público, foram estabelecidos prazos para que a situação seja resolvida. "Temos até 20 de dezembro de 2017 para a conclusão das 3 ruas que foram iniciadas; até 30 de abril de 2018 para as que atingiram 50% e não foram iniciadas; e até 30 de agosto para a devolução dos recursos para as 42 ruas que não atingiram os 50%", finalizou Alencar.
A Prefa optou em devolver os recursos destas 42 ruas por conta da diferença de valores que existe entre o orçamento original, há quase 4 anos, e os valores para execução na atualidade.
O prefeito Saulo Sperotto reforçou ainda que a Administração fará obras em outras ruas. "Queremos deixar claro que vamos concluir essas obras e devolver os recursos. E vamos continuar com programas de pavimentações em várias ruas, através de emendas parlamentares e outros projetos, com recursos a fundo perdido", concluiu.
SISTEMA CAUÇÃO: SAIBA COMO SERÃO OS PROCEDIMENTOS A PARTIR DE AGORA
Ruas que serão pavimentadas (Até 20 de dezembro de 2017)
Humberto Busato
Osmar Batista Stievens
Guerino Andrea Zanatta
Ruas que serão pavimentadas (Até 30 de abril de 2018)
Padre José Chamot
Dom Luiz Colussi
Das Tulipas
Ruas que terão os pilas devolvidos (Até 30 de agosto de 2018)
ÚRSULA SCAPINELLI
FRIEDA LESSING KRAMER
ANTONIO ROSSETTO
DOMINGOS PIVATTO
MILTON ANTONIO MARINI
PLÍNIO MORGESTERN
TEODORA
JOAO BENETTI SOBRINHO
FIORINDO CONSTANTINI
ARNO WILLI FAUTH
DANIEL LESSING
ITAPIRANGA
ANTONINA GLUSZCZAK
GOITACA
LEONARDO GRANEMANN
EUZEBIO FERREIRA DOS SANTOS
IZIDORO BELOTTO
DOMINGOS GIOVANI PEGORARO
ELVIRA POPIA PAVELSKI
PRESCILIANA AIRES ARRUDA MAIA
DAS VIOLETAS
DAS VITÓRIAS RÉGIAS
MARCOS AFONSO VITTO
TAMOIO
OSVALDO ALVES
MANAUS
DAS PRIMAVERAS
PEDRO DRIESSEN SOBRINHO
FLORÊNCIO BUSATO
ITÁ
DAS ORQUIDEAS
ARNALDO DE PAULA TIMERMANN
JOSÉ SOUZA
GENÉSIO CRUZ
ABDALA JOSÉ THOMÉ
ANGELO BÓGIO
IGNÊS BORTOLON PIVATTO
EGIDIO CORDEIRO
ROMULO PEREIRA DE SOUZA
ANAIR FRANÇA PERETTI
JOSÉ ANTONIO PIVATTO
LEONARDO OLINDO WISNIEWSKI
Comentários