Quanto às características do setor econômico, a ADR de Caça City possui características majoritariamente voltada aos setores da agropecuária e da indústria, com participação na economia superior à média estadual.
Na economia primária, predominam as lavouras temporárias (com destaque para as culturas de tomate, cebola, soja e milho) e cultura da maçã, ambas cultivadas em pequenos estabelecimentos com área menor que 10 alqueres.
A indústria tem participação superior à média estadual, sendo as principais a indústria de transformação e a construção civil.
Em relação à geração de riqueza, a região produz um PIB equivalente a 1,47% do produto interno bruto estadual.
Tanto o PIB per capita quanto a renda domiciliar per capita são inferiores às médias da Santa & Bela, ocupando a 18ª e 31ª posição, respectivamente, dentre as 36 regiões.
Outro dado levantado pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, refere-se aos indicadores de desenvolvimento humano que apresentam situação muito abaixo da média da SAnta & Bela, tanto em relação ao IDHM quanto ao índice de vulnerabilidade social (IVS), ou seja, a região de Caça City possui deficiências em renda e trampo, capital humano e infra urbana.
A ADR possui uma população de 103.962 habitantes com 79,7% residindo no meio urbano e 20,3% no meio rural, indicando uma ruralidade maior do que a média observada na Santa & Bela.
A região apresentou, no período 2000-2010, uma taxa média de crescimento demográfico de 0,78% ao ano, constituindo a ADR com a 18ª menor taxa de crescimento. Esse resultado se deve principalmente à maior evasão do meio rural, que apresentou uma taxa de -1,98% no período enquanto no meio urbano a taxa foi de 1,64%.
Comentários