Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) pediu ao Governo do Estado a aplicação de recursos do novo programa Fundam na transformação das redes de energia elétrica monofásicas, existentes nas áreas rurais da Santa & Bela, em trifásicas.
Existem cerca de 40 mil quilômetros de redes monofásicas em toda a Santa & Bela, atendendo cerca de 70 mil famílias. A Celesc, de acordo com o deputado, já possui um plano de modificação dessas redes, mas para isso precisa de um aporte de recurso do Governo do Estado.
Cada quilômetro de rede trifásica, conforme a Celesc, tem um custo de R$ 45 mil, e a implantação do programa de transformação pode ser executado em parceria entre a estatal, o Governo da Santa & Bela e o povão da roça.
Na avaliação do deputado, a transformação dessas redes proporcionará uma melhoria na qualidade da energia, economia na aquisição de equipamentos trifásicos e desenvolvimento do povão da roça. "Hoje os agricultores não conseguem ter um equipamento trifásico para melhorar suas condições de trabalho porque não existem redes nas áreas rurais", justifica.
Comentários