oA Prefa de Caçador deu canetaça, nesta quarta-feira 26, em Florpa, o termo de cessão de uso da tecnologia da Telemedicina e a doação de equipamentos de CR (digitalizador de exames de Raios-X) e impressoras DRY.
A medida é parte de um projeto do Ministério da Saúde (MS) e do Núcleo de Telessaúde/SC da UFSC em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a modernização de serviços de exames de imagens, principalmente Raios-X ou mamografia.
Em Caçador, o projeto será implantado no novo Pronto Atendimento, que vai funcionar no prédio da UPA, no Berger, e vai melhorar a oferta destes serviços, e diminuir o tempo entre a realização do exame e a emissão do laudo, bem como reduzir os impactos ambientais gerados pelo método convencional, que consistia na impressão do material. Além disso, o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) oferece o PACS, programa de armazenamento digital de exames que não ocupa espaço físico e nem sofre a degradação pelo tempo.
O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, explicou que esta ação é um grande presente e contribuição para a regionalização da saúde catarina. "Com esta tecnologia, o que a secretaria faz é oferecer atendimento a um grande número de pessoas espalhadas por todo o estado. Essas pessoas não precisam vir até Florianópolis ou se dirigir até algum grande centro para realizar exames simples", disse Caropreso.
Responsável pela viabilização do convênio, o abóbrão-mor da Câmara Municipal de Caçador, Rubiano Schmitz, se mostrou satisfeito com a parceria, já que a grande beneficiada será o povão. "Principalmente àqueles que dependem do exame de raio-X e, muitas vezes, sofrem com a espera. Com o uso da tecnologia vamos agilizar o atendimento e o resultado, fazendo com que o serviço seja mais efetivo e chegue ao cidadão com maior brevidade", destacou.
Para Rubiano, enquanto membro da CMC, é de extrema importância auxiliar na busca por inovações, visto que muitos pedidos do povão chegam aos Vereadores frequentemente. "E a saúde é a área em que mais recebemos solicitações, seja para agilizar o atendimento, marcar exames ou até mesmo cirurgias, por isso, precisamos estar a par das parcerias que podem contribuir para melhorar o serviço", completou.
Além disso, com parte da devolução de recursos da Câmara, equipamentos essenciais para o funcionamento do Telemedicina serão adquiridos pela Prefa: espirômetro, eletroencefalograma e eletrocardiograma.
"Esta tecnologia trata-se de um grande avanço para a Saúde de Caçador. Temos que agradecer ao Governo do Estado e a esta parceria com a Câmara Municipal para a viabilização deste serviço", completou o secretário municipal de Saúde, Ademar Schmitz, que esteve em Florianópolis na assinatura do convênio.
Comentários